Título: Friboi eleva produção de carne orgânica no país
Autor: Barros, Bettina
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2006, Agronegócios, p. B11

Mais da metade da produção de carne bovina orgânica do Friboi, maior frigorífico do país, já é destinada ao mercado externo. Além dos tradicionais clientes europeus, a empresa começou a exportar para os Emirados Árabes Unidos, o primeiro país árabe do portfolio de orgânicos da empresa.

Hoje, o Friboi abate por mês 2.500 cabeças de gado orgânico, e cerca de 55% da carne proveniente desse abate vai para o exterior. O volume de abate de animais criados pelo sistema orgânico é pequeno diante do abate total do frigorífico - 3,6 milhões animais no Brasil por ano - mas teve um aumento significativo em relação ao início do ano passado, quando a empresa abatia 200 cabeças de "boi verde" por mês: 1.150%. "A gente tratava o orgânico como um nicho e hoje vemos que é um mercado", diz Fábio Saldanha, gerente de marketing da empresa.

A carne orgânica é produzida a partir de animais criados em pasto sem agrotóxico e adubos químicos e tratados com medicamentos homeopáticos. Trata-se de um mercado ainda incipiente no Brasil - inclusive devido aos altos preços cobrados - mas considerado com grande potencial pela empresa.

"O crescimento mundial da carne orgânica tem sido de 1,5% a 2%, mas nossa experiência foi maravilhosa, crescemos em volume 78% de 2005 pra cá", diz Saldanha, sem citar números. Segundo ele, nos nove primeiros meses do ano as vendas do produto subiram 40% frente a igual período de 2005.

A União Européia é o maior cliente, mas a empresa descobriu um novo nicho: os países árabes. Em abril, fechou vendas para dois clientes do setor de hotéis e catering em Dubai, nos Emirados Árabes. O Egito mostrou interesse na compra de cortes dianteiros, para produção de itens processados. "Há muitos estrangeiros que visitam ou moram nesses países e querem carne orgânica", diz Saldanha.

Em 2005, a Friboi exportou uma média de 24 toneladas de carne orgânica. Neste ano, espera superar 50 toneladas por mês.

No mercado interno, o frigorífico vende cortes e produtos industrializados para cerca de 350 lojas de supermercados como Carrefour, Pão de Açúcar, Nordestão, Wal-Mart, Mambo, Angeloni (SC) e Muffato (PR) e Mart Plus (MG).