Título: UE planeja acordos bilaterais com asiáticos
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 27/02/2007, Internacional, p. A10

O comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, prepara o terreno para negociações bilaterais de comércio com países da Ásia, no que é visto como mais um sinal de que Bruxelas crê pouco na Rodada Doha.

Por sua vez, a Alemanha mostra interesse também num acordo de livre comércio entre a UE e os EUA. A maior economia do velho continente e principal exportador mundial quer com isso preparar-se para afrontar a crescente concorrência da China.

Depois da suspensão em julho da Rodada Doha, a negociação na Organização Mundial do Comércio (OMC) para liberalizar as trocas globais, a UE não cruzou os braços e deve anunciar no mês que vem uma nova estratégia para reforçar a competitividade das empresas européias.

Isso inclui ir além dos acordos bilaterais existentes, como UE-Mercosul, que tem andado pouco. E buscar novos acordos preferenciais com países promissores para os negócios europeus, como Coréia do Sul, Índia e Asean (Malásia, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Brunei, Camboja, Laos, Myanmar, Cingapura e Vietnã).

O comissário insiste que a negociação na OMC continua no centro da agenda da UE para expandir seu comércio. Por isso, evitou abordar a negociação UE-Mercosul, no recente encontro no Rio de Janeiro, para, segundo assessores, "não dar o falso sinal" contra a Rodada Doha. No entanto a ênfase "não tão sutil" em novos acordos bilaterais certamente elevará as preocupações entre os que defendem a abordagem multilateral.