Título: Jungmann quer envolvidos na CPI
Autor: Góes, Francisco e Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 19/09/2006, Política, p. A6

O vice-presidente da CPI das Sanguessugas, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), defende a convocação de todos os suspeitos de envolvimento na venda de um dossiê contra o candidato ao governo de São Paulo, José Serra (PSDB). "Esse caso merece deliberação da CPI no sentido de convocar todos os envolvidos. Há muitas questões mal explicadas", disse o parlamentar.

Para Jungmann, devem ser convocados Valdebran Padilha da Silva, filiado ao PT do Mato Grosso; Gedimar Pereira Passos, advogado e ex-policial federal, e Freud Godoy, assessor especial da Secretaria Particular da Presidência da República.

A CPI vai pedir hoje à Polícia Federal, à Justiça Federal e ao Ministério Público todos os documentos referentes ao dossiê. "Precisamos saber a origem do dinheiro, quem do PT estaria envolvido nisso, qual a verdadeira ligação entre o Freud e o Gedimar. E precisamos também analisar as provas e ver a importância delas", diz Jungmann.

O deputado pede cautela nas investigações. Diz que é precipitado falar de envolvimento do presidente Lula no episódio: "Eles (Lula e Godoy) têm uma proximidade grande. Mas é preciso dar o benefício da dúvida ao presidente. O que se pode dizer é que, se Freud Godoy participou mesmo, o assunto chegou à veia do Palácio do Planalto". Hoje, a direção da comissão se reúne para decidir quais procedimentos serão tomados.

Para o vice-presidente da CPI, o caso atual só é comparável ao Escândalo da Proconsult. Em 1982, as eleições ao governo do Rio de Janeiro sofreram tentativa de fraude para dar a vitória ao candidato Moreira Franco (PDS). Leonel Brizola (PDT) denunciou o caso e venceu as eleições. A Proconsult era a empresa responsável pela contagem dos votos.