Título: Bradespar nega venda de ações da Vale
Autor: Durão, Vera
Fonte: Valor Econômico, 16/01/2007, Empresas, p. B2

A Bradespar, em nota enviada ontem à Bovespa, nega a intenção de vender suas ações da Companhia Vale do Rio Doce, mas admite estudar a venda dos papéis da CPFL. "Não procede a informação de que a Bradespar estuda a venda das ações da Companhia Vale do Rio Doce nem tampouco o o repasse de metade dessas ações à Bradesco Seguros", informa o comunicado da Bradespar.

A companhia também não admitiu que tenha contratado o banco Merrill Lynch com o objetivo de se desfazer dos seus ativos e encerrar suas atividades. Ainda na nota, a holding admite estudar a conveniência e condições de uma eventual negociação das ações da CPFL.

As ações preferenciais da Bradespar tiveram ontem a segunda maior alta do Ibovespa, de 2,4%, fechando a R$ 52,50, a maior cotação de sua história, desde que foi criada há quase oito anos atrás. Antes disso, a maior cotação, de R$ 52, ocorreu em 15 de dezembro passado, quando a companhia anunciou que estava trocando sua participação na VBC-Energia por ações da CPFL Energia.

Na avaliação de analistas de corretoras, este comportamento sinaliza que o mercado recebeu bem a notícia de uma possível dissolução da holding.

Por outro lado, as ações preferenciais da Vale do Rio Doce tiveram ligeira queda de 0,43%, enquanto os papéis ordinários da companhia apresentaram estabilidade ontem na Bovespa.

A corretora Link informou em seu relatório diário para investidores que a probabilidade de dissolução da Bradespar aumenta a cada dia com as notícias, o que se reflete diretamente no desconto que a Bradespar tem em relação ao valor de mercado de seus ativos, ou seja, as ações da CPFL e da Vale.

Segundo o documento da Link, o desconto que girava em torno de 30% a 35% de 2005 para trás, teve uma média entre 20% e 25% em 2006 e fechou o ano em 15,1%. Na sexta-feira, chegou a 13% e a perspectiva, na avaliação da corretora, é que se reduza cada vez mais.

A tendência, segundo entende o mercado, é ir diminuindo ainda mais o desconto do preço dos ativos, pois quanto mais o mercado acreditar que ela está próxima de vender as ações da Vale, obtendo com isto um ágio de controle, mais diminuirá o desconto da Bradespar em relação ao valor de suas ações na Valepar.

O Valor procurou novamente a assessoria do Bradesco, controlador da Bradespar, para comentar uma possível operação de dissolução da Bradespar. Mas, o argumento da assessoria do banco foi de que a Bradespar é independente.