Título: Projeção de inflação volta a cair e pode provocar corte maior no juro
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 26/09/2006, Brasil, p. A2

As expectativas do mercado financeiro para o IPCA de 2006 estão ficando cada vez mais próximas do limite mínimo de tolerância do regime de metas de inflação. Segundo a pesquisa semanal do Banco Central, divulgada ontem, a inflação mediana projetada pelos economistas recuou de 3,23% para 3,03%. Os analistas econômicos já projetam um corte mais profundo nos juros básicos na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, marcada para outubro - de 0,5 ponto percentual, para 13,75% anuais, ante a redução de 0,25 ponto esperada uma semana antes.

É possível que as expectativas de inflação mantenham trajetória de queda nas próximas semanas. A projeção mediana dos chamados Top 5 de médio prazo, conjunto de cinco departamentos econômicos de empresas e bancos que mais acertam suas previsões, já chegou a 2,8%.

A meta de inflação deste ano é um IPCA de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima e para baixo. Ou seja, a inflação mínima admitida é, pelo sistema, 2,5%. Se cair abaixo desse percentual, o BC será obrigado a escrever uma carta aberta para o Ministro da Fazenda explicando os motivos para a inflação ter ficado tão abaixo do centro da meta.

Embora pouco provável, essa não é uma hipótese impossível, já que mês a mês a inflação tem surpreendido para baixo. Essa é, também, uma hipótese matematicamente factível. De janeiro a agosto passados, o IPCA acumula inflação de 1,78%. Se daqui para diante a inflação seguir a mesma média dos oito primeiros meses do ano, o índice atingirá 2,38% neste ano.

Para as decisões de política monetária do BC, a inflação de 2006 tem, hoje, pouca importância, já que eventuais alterações na taxa de juros levam de seis a nove meses para atingir os índices de preço, quando transmitidas pelo canal da atividade econômica.

A inflação projetada para 2007 segue trajetória de queda. Os analistas reviram de 4,34% para 4,3% o índice projetado, pela terceira semana seguida. Os Top 5 de médio prazo projetam um IPCA de 4,1% em 2007, abaixo dos 4,3% projetados uma semana antes, na mediana das expectativas. A média prevista caiu de 4,27% para 4,2% na semana.

Os analistas econômicos reduziram de 3,11% para 3,09% a variação do PIB esperada para este ano, mas mantiveram a projeção para 2007 estável em 3,5%.