Título: Humberto Costa é líder isolado no Recife
Autor: Exman , Fernando
Fonte: Valor Econômico, 13/07/2012, Política, p. A8

O senador Humberto Costa (PT-PE) continua líder isolado nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Recife, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau divulgada nesta quinta-feira pelo portal "LeiaJá". Na sondagem estimulada, o petista tem apoio de 35,5% dos entrevistados, contra 20,7% do deputado federal Mendonça Filho (DEM).

Candidato do governador Eduardo Campos (PSB), o ex-secretário de Governo Geraldo Júlio (PSB) recebeu 6,8% das intenções de voto, em empate técnico com o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), que conta com o apoio de 5,6% dos eleitores.

Foi a primeira pesquisa do instituto com a inclusão do nome de Geraldo Júlio, que nunca disputou uma eleição e entrou na disputa depois do racha entre PT e PSB. A pesquisa também mostra que a indecisão dos eleitores ainda é grande: 8% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar e outros 20,7% dizem que votarão branco ou nulo.

Na sondagem espontânea, Costa continua a liderar e é citado como candidato favorito por 23,3% dos entrevistados. Mendonça Filho é lembrado por 13%, seguido por Geraldo Julio (5,1%) e Daniel Coelho (3,5%). O ex-prefeito João Paulo (PT), que é vice de Humberto Costa, é citado como seu candidato favorito por 1,6%. Já o atual prefeito, João da Costa (PT), que foi impedido pela direção nacional do partido de tentar a reeleição, recebeu apoio de 3,3% dos entrevistados.

A pesquisa, que ouviu 1080 eleitores entre os dias 9 e 10 de julho e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 0041/201, não mede a intenção de voto em um possível segundo turno. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. (RDC)