Título: Silveira anuncia investimento em segurança em SC
Autor: Jurgenfeld, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2007, Política, p. A8

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), anunciou sexta-feira um pacote de investimentos na segurança pública. O governador, que diz temer que a ação federal no Rio de Janeiro possa levar à fuga de quadrilhas para a região Sul, pretende investir R$ 50 milhões em penitenciárias, centros de internação provisória e de tratamento de dependentes químicos, além de compra de armamentos, viaturas e equipamentos de inteligência policial.

Para os investimentos, Silveira conta com parte dos recursos da venda da conta salário dos servidores estaduais que recebem pelo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), que foi federalizado em 1999. Essa conta foi leiloada em dezembro, mas os recursos não chegaram no caixa do Estado. O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a venda, em defesa do Besc, que alega que já adquiriu essas contas na ocasião da federalização. O Bradesco havia comprado por R$ 210 milhões. O governo estadual está tentando na justiça reverter a decisão.

Outros recursos, segundo o governador, virão da venda de imóveis prisionais, localizados em áreas valorizadas em centros urbanos. Essas vendas permitirão um maior número de construções com o mesmo fim, em áreas menos nobres. Entre os que devem ser colocados à venda estão a Penitenciária da Agronômica, em Florianópolis, os presídios de Rio do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Tubarão e Chapecó.

O pacote de segurança, considerado por Silveira uma "guerra total e absoluta contra o narcotráfico", chega logo após a divulgação do decálogo de segurança proposto pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e assim como se discute no sudeste, Silveira também propõe uma integração entre as polícias de todos os Estados do sul.