Título: Montadora facilita a "vida" dentro do carro
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2007, Empresas, p. B5

Basta os olhos fecharem por poucos segundos além do normal e uma estridente sirene começa a soar. As pestanas teimam em fechar? Impossível ficar alheio ao forte sopro de ar direto na sua nuca. Já está em teste nos Estados Unidos um equipamento que avisa o motorista que cai no sono enquanto está ao volante de um automóvel.

Uma câmera detecta o ritmo do fechamento dos olhos do motorista e aciona o dispositivo, que emite o som e o sopro de ar. O equipamento inclui, ainda, no painel do carro, um gráfico com o batimento cardíaco, que muda ao ritmo da sonolência do condutor.

A Denso, fabricante desse sonho de consumo de muita gente, promete colocar o produto no mercado em 2012, mas já está em contato com as montadoras para começar a fechar contratos. A empresa japonesa é um dos fornecedores de peças e de acessórios envolvidos na busca de novidades para melhorar a vida de quem passa cada vez mais tempo dentro do carro.

Tradicional produtora de equipamentos de ar-condicionado, a Denso também apresenta no salão do automóvel de Detroit, aberto ao público no fim de semana, inovações no aprimoramento de produtos para aquecimento e refrigeração dos carros.

Segundo o vice-presidente de engenharia da Denso, Doug Patton, está em desenvolvimento um equipamento de luz infra-vermelha para aquecer os pés logo que os ocupantes entram no carro. "Isso evitará que num dia de muito frio a pessoa passe pelo desconforto de ficar com os pés gelados enquanto espera pelo funcionamento total do ar-condicionado", diz.

A mesma empresa trabalha para elevar a quantidade de oxigênio despejada pelo equipamento de ar-condicionado do veículo e ainda em sistemas que, num dia quente, cuidem para que o passageiro diretamente atingido pelo sol não passe mais calor que aquele que viaja no lado da sombra.

Num momento em que os automóveis estão cada vez mais parecidos no desenho e funcionamento mecânico, a busca para variar o interior acaba sendo a maneira que a indústria encontrou para atrair o consumidor.

Cada vez mais, os carros agradam pelo que oferecem no conforto, comunicação e lazer. O salão de Detroit é a mostra do esforço da indústria para transformar o automóvel em tudo além de simples meio de transporte.

Este ano, a Ford se juntou à Microsoft para acionar telefones celulares e outros equipamentos, como Ipod por meio de comando de voz. Para quem quer se prevenir contra colisões, há carros expostos na feira com câmeras, fixadas no painel, que exibem todo o espaço da parte traseira que envolve o automóvel durante uma marcha à ré.

Em um mercado em que a população adora fazer refeições enquanto se desloca, a pé ou de carro, os fabricantes de veículos dos Estados Unidos tentam colocar cada vez mais porta-objetos voltados para a hora do lanche.

A nova família de minivans da Chrysler oferece um modelo em que é possível fixar uma mesa redonda no meio do espaço interno do carro. Os trilhos permitem movimentar os bancos de tal forma que a segunda fileira possa ficar de frente para a terceira. A mesa pode ser fixada no meio do ambiente.

A mesma Chrysler conseguiu colocar nada menos do que 13 porta-copos, que servem também para latinhas ou garrafas de refrigerante dentro das suas minivans. E outros compartimentos feitos para acomodar sanduíches e até, como a própria empresa diz, porta-nuggets.

A repórter viajou a convite da Anfavea