Título: Horário eleitoral tem audiência de 41,5 pontos
Autor: Klein , Cristian
Fonte: Valor Econômico, 24/08/2012, Política, p. A9

Principal marco para mudanças nas intenções de voto, o horário eleitoral gratuito teve uma audiência de 41,5 pontos na estreia dos programas dos candidatos a prefeito de São Paulo, anteontem à noite. O número representa uma queda esperada em relação à programação normal das sete emissoras abertas VHF, cuja média é de 48 pontos na grande São Paulo. A propaganda dos concorrentes à prefeitura, porém, acarretou uma subida de audiência em relação ao programa dos candidatos a vereador, no dia anterior, que foi de 38 pontos.

Cada ponto corresponde a 60 mil domicílios, com uma média de três moradores em cada. Com isso, a estimativa é que o programa eleitoral dos candidatos majoritários tenha atingido quase 7,5 milhões de pessoas na grande São Paulo - o que inclui espectadores de cidades vizinhas e que não votam nos candidatos da capital.

A audiência medida pelo chamado "share" mostra que o horário eleitoral ainda conseguiu reter uma parcela expressiva dos espectadores. Geralmente, o interesse pela propaganda eleitoral tem o formato de U. É maior no início, cai e depois volta a subir na reta final, quando o eleitor precisa decidir seu voto. No horário de 20h30 às 21h, entre 80% e 85% dos aparelhos de TV estão ligados nas sete emissoras abertas VHF. A média do primeiro horário eleitoral, com os candidatos a vereador, foi de 66%. No dia seguinte, com os concorrentes a prefeito de São Paulo, atingiu 71% - índice equivalente ao final de uma novela das nove da TV Globo.

Na estreia do horário eleitoral, a audiência da TV Globo às 20h30 alcançou 24 pontos na cidade de São Paulo. O número é similar à audiência média alcançada pela novela das seis horas: "Amor Eterno Amor". No entanto, o índice registrado é menor que o alcançado pelo "Jornal Nacional", de cerca de 30 pontos, normalmente exibido neste horário.

Em Belo Horizonte, cerca de 200 mil pessoas assistiram ao horário eleitoral nos dois primeiros dias. O número é uma estimativa calculada a partir de um acompanhamento feito pela empresa de pesquisa contratada pela campanha do prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição. De um grupo de controle de 300 pessoas, 19% disseram ter assistido ao horário eleitoral do começo ao fim. A campanha de Patrus Ananias, candidato do PT, informou que não está fazendo esse tipo de levantamento de audiência.

Quanto à avaliação dos programas dos dois principais candidatos, os dados enviados à equipe de Lacerda é de que 44% dos eleitores que viram o horário eleitoral gostaram mais do programa do prefeito e 34% preferiram o de Ananias. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na propaganda de Patrus Ananias pedindo voto para ele. Lacerda ainda não pôs no ar depoimento semelhante já gravado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), seu aliado de mais peso na disputa municipal.

Lacerda lidera as pesquisas de intenção de voto. Na última, realizada pelo Ibope e divulgada na semana passada, apareceu com 46% das intenções contra 23% de Ananias. (Colaboraram Paola de Moura, do Rio, e Marcos de Moura e Souza, de Belo Horizonte)