Título: Para Ford, medida foi tomada com cuidado
Autor: Goulart, Josette
Fonte: Valor Econômico, 09/01/2007, Legislação, p. E1

O presidente da Ford na América do Sul, Dominic DiMarco, diz que soube da mudança na legislação brasileira que regulamenta a cessão de benefícios fiscais na aquisição de empresas, mas garante que "não foi a Ford que pediu" a alteração. O executivo diz que, na sua avaliação, o governo brasileiro tomou a medida com o cuidado de assegurar que, no caso da Troller, a incorporação seria feita por uma empresa que exerce a mesma atividade. "A Troller fabrica veículos e a Ford também. Não se trata do caso da aquisição de uma empresa com o simples propósito de aproveitar incentivos fiscais sem a intenção de manter a atividade e os empregos", disse DiMarco ao Valor em Detroit, durante o salão do automóvel.

DiMarco diz que não conhece os detalhes da legislação brasileira. Mas antes de concluir a compra da Troller, anunciada no dia 4, ele se preparou para conhecer de perto cada detalhe da operação da empresa, desde a manufatura até o desempenho dos veículos fabricados no Ceará. O executivo americano, que, além da América do Sul, também comanda as operações da Ford no Canadá e México, foi um dia visitar a fábrica da Troller.

Seria uma visita de apenas um dia para não levantar especulações em torno do interesse da Ford na montadora brasileira. A idéia inicial era não gastar mais do que uma hora na fábrica cearense. Por fim, ele passou seis horas, acompanhando cada processo de elaboração dos veículos - o jipe T4 e a picape Pantanal. Chamaram a atenção do executivo americano o processo artesanal da manufatura e a dedicação dos 500 empregados. Ao fim, ele quis dirigir um veículo que acabara de sair da linha de montagem. "Para fazer um teste real do produto", conta.

DiMarco diz que gostou muito do desempenho dos veículos feitos com tecnologia brasileira. A partir daí ele teve duas fases de reuniões com a cúpula da direção da montadora, em Dearborn, para obter a autorização para a compra. Segundo ele, a matriz deu o aval para a conclusão do negócio na semana do Natal. Por ora, a empresa se propõe a manter na fábrica do Ceará somente as linhas de produção dos veículos Troller. Segundo DiMarco, a empresa americana ainda estuda qual o real potencial de demanda dos produtos no mercado brasileiro.

A jornalista viajou a convite da Anfavea