Título: Serra propõe creches em metrô
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2012, Política, p. A11

O candidato à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), propôs em entrevista concedida ao telejornal "SPTV", da TV Globo, ontem à noite, a criação de creches em estações do metrô.

O tucano saiu-se com a resposta quando questionado sobre como resolver a carência de 145 mil vagas para crianças na cidade.

"Já fiz pesquisa. Em quarenta e tantas estações. Com isso, para as mães, vai ser uma mão na roda, porque elas, indo para o trabalho, já podem deixar seu filho junto da estação", disse.

Uma das maiores dificuldades da proposta é a escassez de terrenos e o alto preço dos imóveis ao redor das estações de metrô. Serra afirmou ser viável. "Tem espaço. Vamos fazer em parceria com o governo do Estado", prometeu.

O ex-governador argumentou que a alta taxa de rejeição a seu nome, de 38%, se explicaria pelo fato de ser o mais conhecido entre os concorrentes. Segundo a última pesquisa Datafolha, 98% dizem conhecer Serra. Seu adversário Celso Russomanno (PRB), no entanto, é conhecido por 94% dos entrevistados e tem uma rejeição bem menor, de 12%. Serra também recorreu à disputa com os petistas.

"Teve eleição presidencial em 2010. O pessoal que, em geral, prefere o PT e que votaram (sic) na outra candidata tem uma manifestação mais imediata", afirmou.

Questionado se a rejeição seria uma consequência por ter abandonado a prefeitura em 2006 para concorrer ao governo do Estado, o tucano rebateu.

"Não creio, porque em 2006, eu fui eleito para governador com votação na capital maior do que a que eu tive para prefeito", disse.

Sobre a demora no atendimento nas AMAs, o candidato disse que "a saúde é batalha permanente, o que pode fazer é melhorar, nunca vai resolver" e propôs transformar 30 das 140 AMAs em unidades 24 horas. Serra negou ainda que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) tenha deixado de construir corredores de ônibus e afirmou que investirá nesta solução para o transporte.