Título: Lula tenta estimular militância
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 22/08/2012, Política, p. A11

Em gesto simbólico, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscará estimular a militância do PT em torno da candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. O ex-presidente irá hoje à sede da legenda, na capital paulista, junto a Haddad, para conversar com a base partidária, visitar dirigentes e reforçar a campanha.

Na cúpula partidária, a liderança de Celso Russomanno (PRB), com 31% na pesquisa Datafolha, foi vista com preocupação. Petistas esperavam que Haddad começasse o horário eleitoral com dois dígitos - o petista tem 8% - e temem pela falta de engajamento da base partidária. Dirigentes comemoraram a queda de três pontos percentuais de José Serra (PSDB), com 27%, e sua rejeição (38%).

Haddad avaliou que a liderança de Russomanno é sinal de que a população rejeita a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD). "O paulistano está sinalizando que quer mudança, dizendo com todas as letras "não queremos mais a administração Serra/Kassab". Vão julgar as alternativas viáveis e aí tomar sua decisão definitiva". O candidato fez caminhada na região do Jaçanã, zona norte, e prometeu construir uma via paralela à Marginal Tietê que ligue as rodovias dos Bandeirantes e Presidente Dutra, ao custo de R$ 2 bilhões.

O petista se mostrou irritado quando questionado se o protagonismo de Lula na primeira inserção televisiva de sua campanha daria munição a adversários. "É importante você olhar todo o programa eleitoral, não apenas uma inserção de 30 segundos. Pode verificar o papel que exerço no programa, apresentando o melhor plano de governo que esta cidade já conheceu. Então, julgue pelo todo, não pela parte".

Na TV, Lula diz: "Dois anos atrás, pedi ao povo brasileiro para votar na Dilma. Pouca gente conhecia ela, mas confiou em mim. Hoje mais que nunca o Brasil sabe que votou na pessoa certa. Com a mesma convicção, peço agora ao povo de São Paulo que vote em Fernando Haddad para prefeito". O candidato petista aparece em um abraço com Lula.