Título: Mistério na China por "sumiço" de futuro líder
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/09/2012, Internacional, p. A13

Onde está Xi Jinping? O homem tido como o próximo a governar o país mais populoso e a segunda maior economia do mundo desapareceu da cena pública a poucas semanas de sua prevista ascensão a líder do Partido Comunista chinês.

Nos últimos sete dias Xi cancelou pelo menos quatro reuniões agendadas com autoridades estrangeiras, entre as quais uma delegação russa, o primeiro-ministro de Cingapura, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, na quarta-feira passada, e o primeiro-ministro da Dinamarca, ontem.

Um comunicado oficial, além disso, não o arrolava entre os que participariam de uma reunião não agendada, realizada na sexta-feira passada, da poderosa comissão militar central do partido, da qual Xi é vice-presidente.

No fim da semana passada, o Ministério das Relações Exteriores convidou a mídia estrangeira a cobrir uma reunião entre Xi e a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, marcada para a tarde de ontem. Mas o ministério negou ontem que a própria realização do encontro tenha sido prevista.

Quando pressionado, com base em notícias de que Xi teria sofrido problemas de coluna, um porta-voz do ministério disse: "Dissemos tudo a todos", e recusou-se a fornecer mais detalhes.

O misterioso desaparecimento de Xi desencadeou especulações sobre o seu paradeiro e renovou a luta política interna poucos meses após o expurgo do alto dirigente chinês Bo Xilai ter sacudido o Partido Comunista.

O episódio também põe em destaque a opacidade e a falta de um sólido mecanismo institucionalizado de transferência do poder no autoritário sistema político chinês de partido único.

"Sabemos que Xi Jinping deverá ser o próximo dirigente [da China], mas fazemos muito pouca ideia de como ele foi escolhido, o que é bastante surpreendente no caso de um cargo tão significativo na política mundial", disse David Zweig, professor especializado em política chinesa da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong.

"Talvez ele esteja com algum problema de saúde, mas eles não querem informar a opinião pública sobre ele porque sentem que é importante apresentar a imagem de um líder forte e saudável que conduzirá a China ao seu futuro", afirmou Zweig.

Numa aparente tentativa de debelar rumores de que Xi tenha caído em desgraça, a edição de ontem do "Study Times", um dos principais jornais oficiais do Partido Comunista, estampou na primeira página um artigo baseado num discurso pronunciado por ele no dia 1º, a última vez em que foi visto em público. Relatos que circulam pela internet disseram que Xi tinha se machucado numa partida de futebol ou sofrera distensão muscular ao nadar.

Ainda não foi anunciada a data exata do 18º Congresso do Partido Comunista, no qual o presidente, Hu Jintao, e o premiê, Wen Jiabao, deixarão os seus cargos. Os congressos do partido se realizam normalmente em meados de outubro.

Especialistas em questões partidárias e analistas políticos estão se dedicando intensivamente a formular listas de quem consideram que será nomeado para o comitê permanente do Politburo, a instância decisória mais poderosa da China. Mas, nesta fase já tardia, ninguém nem mesmo tem certeza se seus nove assentos serão ou não reduzidos a sete.