Título: Tarso Genro recebe ataque da esquerda do PT
Autor: Valor Online
Fonte: Valor Econômico, 07/02/2007, Política, p. A11

Em luta para retirar o comando do PT das mãos do Campo Majoritário, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, sofreu ontem um ataque da ala esquerda do partido. Às vésperas da reunião do Diretório Nacional do PT - que acontece neste fim de semana em Salvador - o secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, da tendência "Articulação de Esquerda", publicou um artigo na página eletrônica do partido com críticas a vários pontos do texto "Mensagem ao Partido", que está sendo elaborado por Genro e deve ser apresentado durante o encontro, que também comemora os 27 anos do PT.

Entre os pontos questionados por Pomar está a forma como Genro propõe a refundação do PT. "Trata-se de fundar (o partido) sob novas bases, no caso, uma mescla de liberalismo com socialismo." No artigo, Pomar diz que o grupo de Tarso - que chama de campo ex-majoritário - quer impor a proposta e o modelo para a refundação do partido sem consultar outras correntes. "Neste sentido, a ? Mensagem ? revela uma continuidade e até um aprofundamento de algumas posições do campo ex-majoritário", afirma.

Pomar afirma ainda que o texto apresenta uma visão "limitada e pouco autocrítica" sobre a crise política enfrentada pelo PT, "por não vincular adequadamente a crise ao abandono do ideário socialista e a adesão a estratégia de centro-esquerda."

Já o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), evitou polemizar. "São idéias colocadas para o partido. Não há razão para tomar um texto como uma grande polêmica política". (Com agências noticiosas)