Título: Consultoria considera injusta a relação de troca
Autor: Vieira, Catharina e Magalhães, Heloisa
Fonte: Valor Econômico, 18/10/2006, Empresas, p. B3

A diversidade de opiniões entre os acionistas da Telemar também é visível nos relatórios dos analistas que acompanham o setor.

Em um relatório publicado na semana passada, intitulado "Voto contra a reestruturação da Telemar", a consultoria americana Morningstar diz que aplaude a iniciativa da Telemar de migrar para uma única classe de ações, mas considera injusta para os preferencialistas a relação de troca proposta. Ainda assim, no mesmo relatório, o analista da Morningstar aumenta a sua projeção de "valor justo" para a Tele Norte Leste.

Já uma análise feita pelo Morgan Stanley em relatório do dia 25 de setembro se posiciona a favor da reestruturação societária. "Se a operação não ocorrer, os detentores de PN podem ficar em situação pior do que estão hoje, porque isso poderia adicionar uma significativa incerteza ao papel", justifica o texto.

Os analistas de forma geral consideraram positiva a última decisão da Comissão de Valores Mobiliários, que permitiu a redução de quórum após uma segunda assembléia e definiu que o voto é por ação e não por acionista. No dia 26 de setembro, a Itaú Corretora assinalava que o entendimento da autarquia era uma boa notícia para os investidores e considerando altas as chances de aprovação do negócio na terceira chamada da assembléia.

Opinião oposta manifestou o relatório do dia 28 de setembro do JP Morgan. Para os analistas do banco americano, os detentores de preferenciais poderiam não concordar com os termos atuais da proposta, para tentar melhorar a relação de troca e porque a concordância poderia abrir um precedente ruim, que poderia afetar outras partes da carteira. (CV e HM)