Título: Serra acusa Record de ajudar oponente
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2012, Política, p. A6

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, acusou ontem a Rede Record de proteger Celso Russomanno (PRB) na disputa municipal e disse que a Igreja Universal do Reino de Deus "faz campanha" para o seu adversário do PRB. Serra afirmou que o cancelamento do debate que seria feito pela emissora na próxima semana foi para "favorecer" Russomanno. O tucano subiu o tom contra o adversário do PRB e o classificou como "vulnerável" e "despreparado".

"A Record cancelou o debate para proteger Russomanno", afirmou Serra. "Russomanno para fazer campanha agora precisa estar protegido porque ele não tem muitas ideias. É muito vulnerável, despreparado. Se é exposto, fica fragilizado", criticou o tucano. "E a Record está colaborando para protegê-lo", declarou Serra, depois de fazer uma caminhada no Tatuapé, zona leste.

A Record divulgou uma nota vinculando o cancelamento do debate à ausência de Serra e Russomanno, dois dos três principais candidatos. O candidato do PRB disse que não iria e porque "seu filho deve nascer no mesmo dia do debate", segundo a emissora.

Serra refutou o que foi dito pela Record. "É lorota", disse. "Nós não nos negamos a participar", disse. Depois da declaração do tucano, a Record divulgou outra nota, afirmando que Serra "não respondeu aos convites e, tampouco, enviou representante" para discutir o debate. "Nosso objetivo claro e imparcial desde o primeiro momento era garantir ao candidato José Serra o mesmo espaço oferecido aos outros sete candidatos que, pela legislação eleitoral em vigor, devem participar com direitos iguais de toda a cobertura eleitoral da emissora. O candidato e o partido jamais responderam aos documentos protocolados no PSDB, na Justiça Eleitoral ou enviados por e-mail para os responsáveis pela campanha".

A campanha de Russomanno tem como coordenador-geral o ex-vice-presidente da Record e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e o ex-diretor da emissora Vinícius Carvalho, que é presidente estadual do PRB em São Paulo. Ao filiar-se ao partido em 2011, já com vistas à eleição municipal, Russomanno ganhou um quadro em um programa da emissora. Pereira e Carvalho têm ligações também com a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd): o primeiro é bispo licenciado e o segundo, pastor licenciado. A Record tem como dono o bispo Edir Macedo, fundador da Iurd.

Ontem, Serra disse que a igreja neopentecostal está por trás da campanha de Russomanno. "A Universal está fazendo a campanha dele. Aí não é problema religioso. Simplesmente faz a campanha", declarou.

Serra subiu o tom contra Russomanno, que lidera as pesquisas de intenção de voto. Segundo Ibope divulgado ontem, Russomanno tem 34% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), com 18% e por Serra, com 17%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

A Iurd foi procurada para comentar as críticas de Serra, mas a reportagem não conseguiu contato com a assessoria até a publicação desta reportagem.

Na televisão, a propaganda de Serra investiu na linha propositiva, sem ataques a adversários e com muitas promessas. Dentre elas, fazer 50 novos parques na cidade e urbanizar 200 favelas. A defesa da atual gestão também foi colocada, em especial em passagem dedicada à questão do meio ambiente. (Colaborou Vandson Lima)