Título: Haddad tem 49% e Serra, 33%, segundo Ibope
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 18/10/2012, Política, p. A14

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, mantém-se na liderança da disputa contra José Serra (PSDB) e ampliou a diferença em relação ao tucano de 11 para 16 pontos percentuais, de acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem. Haddad tem 49% das intenções de voto e Serra, 33%.

Foi o primeiro levantamento divulgado depois do início do horário eleitoral no segundo turno, que voltou a ser veiculado no rádio e na televisão na segunda-feira, na capital paulista.

Em relação à pesquisa Ibope da semana passada, Haddad cresceu um ponto percentual e Serra perdeu quatro pontos percentuais (o petista tinha 48% das intenções de voto e o tucano, 37%).

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, os votos em branco e nulos aumentaram de 9% para 13 % depois da retomada da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Eleitores indecisos ou que não responderam somam 5%. No levantamento passado, eram 6%.

Na contagem dos votos válidos, quando são excluídos os votos em branco e nulo, Haddad tem 60% e Serra, 40%. Na pesquisa da semana passada, o petista tinha 56% e o tucano, 44%.

No primeiro turno, Serra saiu das urnas à frente de Haddad, com 30,75% dos votos válidos. O petista teve 28,98%.

A pesquisa, divulgada a onze dias da eleição, foi a segunda realizada pelo Ibope no segundo turno na capital paulista.

O instituto ouviu 1.204 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com o número 01864/2012.