Título: Intenção de consumo cai em outubro
Autor: Martins, Diogo
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2012, Brasil, p. A3

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera que a disposição das famílias para comprar melhore em novembro e em dezembro em relação ao que foi observado em outubro, quando a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,6% em relação ao mês anterior. O otimismo, diz Bruno Fernandes, economista da CNC, se deve à proximidade das festas de fim de ano.

"A confiança dos brasileiros apresentou comportamento moderado em outubro", disse Fernandes. A CNC estima que o comércio cresça 8% em 2012 em relação a 2011, período em que a entidade projeta crescimento de 1,5% para o Produto Interno Bruto (PIB).

A atual moderação na confiança dos brasileiros, afirma o economista, se deve a incertezas em relação ao mercado de trabalho, geradas pelo ritmo moderado da economia brasileira. "Esse comportamento não é de agora, vem ocorrendo nos últimos meses. Isso não quer dizer que temos um resultado ruim do ICF", disse o economista da CNC.

Para 2013, a entidade ainda não tem projeção de crescimento para o comércio, mas espera que, com a aceleração da atividade econômica, o varejo venha a melhorar seu desempenho, com vendas crescendo acima de 8%.