Título: Cinco parlamentares devem desfalcar bancada do PSB na Câmara
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 31/10/2012, Política, p. A9

Partido que elegeu o maior número de prefeitos de capitais (cinco) e se fortaleceu nas eleições municipais (elegeu 442, ao todo), o PSB deve ser a legenda com maior redução na Câmara dos Deputados, resultante do afastamento de parlamentares para assumir os novos cargos no Executivo, em janeiro de 2013. Dos 25 deputados federais eleitos prefeitos, seis são do PSB. Mantido o quadro atual, cinco deles serão substituídos por suplentes de outros partidos. Apenas um suplente é do PSB. Ou seja, o partido, que tem a sexta maior bancada, com 32 deputados, perderá cinco.

A dança das cadeiras provocada pelas eleições municipais pode levar de volta à Câmara o ex-presidente do PT José Genoino (SP), que é segundo suplente mais votado da coligação do PT nas eleições de 2010. A vaga será aberta com a posse do deputado Carlinhos Almeida (PT) como prefeito de São José dos Campos. Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e passiva no julgamento do processo do mensalão, mas a decisão ainda não foi publicada no "Diário da Justiça". Há dúvida sobre o que acontecerá, caso a publicação ocorra antes da posse dos novos prefeitos. Genoino pediu demissão do cargo de assessor especial do Ministério da Defesa, após a condenação.

O primeiro suplente da coligação, Wanderlei Siraque, assumiu a vaga de deputado há cerca de um ano, com a licença de Aldo Rebelo (PCdoB) para ocupar o cargo de ministro do Esporte.

Além de Genoino, o PT deve ganhar mais três parlamentares com a posse dos eleitos. Isso porque dois petistas deixarão a Câmara para assumir os novos cargos, mas cinco suplentes da legenda ganharão lugar na Casa. O PT já tem hoje a maior bancada, com 86 deputados.

Dos 87 deputados federais que disputaram as eleições municipais (levando em conta apenas os que estão no exercício do mandato, excluídos os que estão licenciados), 25% foram vitoriosos. Segundo dados da Câmara, o desempenho foi 9,4% superior ao da eleição de 2008.

A Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara ainda não dispõe das informações sobre o novo desenho das bancadas a partir da posse dos deputados federais eleitos prefeitos e vice-prefeitos, já que o quadro só será definitivo em janeiro. Isso porque qualquer movimentação pode alterar a situação. Por exemplo: na hipótese de um deputado que hoje ocupa um ministério retornar à Câmara, o suplente que hoje encabeça a fila não assume.

Com base em simulação, feita com base no quadro atual, o PMDB, que tem a segunda maior bancada (78) perde cinco deputados que assumirão os Executivos municipais, mas ganhar quatro suplentes. Como saldo, perde um. A situação dos dois maiores partidos de oposição - PSDB e DEM - não se altera. O PSDB perde quatro e ganha o mesmo número e continua com sua bancada de 52 deputados. O DEM também mantém os 28, já que dois deputados da legenda foram eleitos prefeitos, mas dois suplentes demistas terão vaga. O PSD (47) terá um deputado a mais. Com a eleição de Alberto Mourão (PSDB) prefeito de Praia Grande, assume Walter Ihoshi, do PSD.

O PP (39) e o PR (35) mantêm o mesmo número de deputados (cada um perde um deputado eleito e ganha um suplente). O PDT (25) e o PSC (16) ganham um parlamentar. O PTB perde um de seus 20 deputados. PMN (1) e PPS (9) terão, cada um, mais dois deputados. O PRB perde um de seus dez e o PV fica com os mesmos dez (ganha um e perde um) e o PTC perde o único deputado que tem.