Título: PSD acumula a prefeitura e o governo em SC
Autor: Alonso , Olívia
Fonte: Valor Econômico, 29/10/2012, Política, p. A23

Cesar Souza Júnior (PSD) venceu Gean Loureiro (PMDB) no segundo turno das eleições e será o novo prefeito de Florianópolis (SC), ao lado do vereador e vice-prefeito eleito João Amin. O candidato do PSD recebeu 52,64% dos votos válidos, contra 47,36% do pemedebista. Os votos em branco totalizaram 3,06%, enquanto os nulos somaram 9,93%.

Com uma vantagem de 11,8 mil votos, de um universo de 322.875 eleitores, Souza Júnior interrompe o comando pemedebista de Dario Berger e coloca a capital catarinense alinhada com o governo do Estado, que está nas mãos de Raimundo Colombo, também do PSD. Além do governador, ele também tinha o apoio de lideranças tradicionais da política local, como as famílias Amin e Bornhausen. Sua coligação, "Por uma Cidade Mais Humana", reunia ainda os partidos PP, PSDB, PSB, PSC e PSDC.

Loureiro, que foi vereador de Florianópolis por cinco mandatos consecutivos e tinha o apoio do atual prefeito, travou uma disputa acirrada com Souza Júnior durante a campanha para o segundo turno. Depois de ter ficado quatro pontos percentuais atrás do concorrente em 7 de outubro, com 27,37% dos votos válidos, contra 31,68% de Souza Júnior, ele avançou nas pesquisas nas duas semanas seguintes. Na última coleta de dados do Ibope, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados, com 51% dos votos válidos para Souza Júnior e 49% para o pemedebista. Ontem, entretanto, o candidato do PSD ficou na frente durante toda a apuração dos votos.

No último debate entre os dois candidatos, a área da saúde esteve entre os principais pontos discutidos. Souza Júnior afirmou que vai criar uma unidade de pronto atendimento para crianças e entregar medicamento em casa para quem tem dificuldade de locomoção. O candidato do PSD também usou seu tempo para dizer que faltam obras na área de transporte e projetos para a geração de emprego na atual gestão do PMDB. Loureiro, por sua vez, criticou o concorrente, afirmando que ele não estava apresentando suas propostas, mas apenas criticava o governo.

Outro tema crítico da cidade, que esteve presente nas campanhas de ambos, é a situação do sul da Ilha de Florianópolis, onde os moradores pedem a reconstrução da praia da Armação, destruída pelo mar em maio de 2010, e reclamam da falta de saneamento, luz elétrica, água encanada, bancos, creches e escolas. Souza Junior disse que se o governo federal não ajudar com recursos, Colombo vai incluir a obra de Armação na agenda do Estado.

Após a definição da eleição, na noite de ontem, Souza Júnior afirmou que sua primeira medida será tirar da gaveta o Plano Diretor, que foi um dos principais temas de sua campanha. Já Loureiro declarou "desejar o melhor para Florianópolis". "Se a gente tivesse ficado em primeiro lugar, a festa não seria tão bonita. Aqui estão nossos verdadeiros amigos. Quem votou em mim deve andar de cabeça erguida", afirmou o pemedebista.

O PSD, que venceu no primeiro turno em São José, na região metropolitana da capital, também disputava as prefeituras de Blumenau e Joinville no último domingo, mas perdeu em ambas, onde venceram o PSDB e o PMDB, respectivamente.