Título: Crédito y Caución chega ao Brasil e quer ser líder
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 20/03/2007, Finanças, p. C3

A espanhola Crédito y Caución, segunda maior seguradora de crédito do mundo, começou ontem a operar no Brasil. O investimento inicial foi de 6,6 milhões de euros e o foco é oferecer seguro de crédito interno e externo para pequenas e médias empresas. Criada há 80 anos, o Brasil é o terceiro país do mundo onde a seguradora abre escritório. Os outros são Espanha e Portugal.

O seguro de crédito protege operações comerciais das empresas contra inadimplência. Ontem, o espanhol Isidoro Unda Urzáiz, principal conselheiro da empresa, passou por São Paulo para a inauguração do escritório. Segundo ele, o Brasil é um dos mercados com maior potencial no mundo para o seguro de crédito. A empresa espera atingir o "break even" (equilíbrio entre receitas e despesas) em cinco anos. Para 2007, os prêmios devem ficar em R$ 5 milhões. Ela terá sete funcionários.

O mercado brasileiro de seguro de crédito é recente e ainda movimenta pouco perto do potencial, mas vem crescendo. As apólices voltadas para exportações movimentaram R$ 25 milhões no ano passado no país, alta de 15% em relação a 2005. O número é pequeno perto das vendas externas brasileiras, de US$ 138 bilhões.

Já o seguro de crédito interno e garantia cresceu 30% em 2006, faturou cerca de R$ 300 milhões, número também pequeno perto dos R$ 300 bilhões das operações de crédito interno do país.

Para Jesús Angel Victorio Cano, espanhol que vai ficar em São Paulo para tocar a seguradora, a principal explicação para o mercado ainda incipiente é a falta de cultura das empresas. A Crédito y Caución tem 26 mil empresas clientes na Espanha, boa parte delas são pequenas e médias que antes não tinham conhecimento destas apólices. Segundo ele, é este o mercado que querem explorar aqui.

A seguradora comprou 49,99% do capital da Atradius, outra gigante do seguro de crédito, e vem operando conjuntamente com ela. Com isso, saltou da quarta posição no ranking mundial, dominado pela Euler Hermes, para a segunda colocação.

A Crédito y Caución tem 60% do mercado espanhol e 32% do português, onde está desde 1997. Os prêmios somam 400 milhões de euros. Segundo ele, a decisão de operar no Brasil foi tomada em 2005 e a meta é que as operações aqui sejam tão (ou mais) importantes para o grupo como são as da Europa.

Por causa da legislação, a Crédito precisou criar duas seguradoras no Brasil, uma para crédito interno e seguro garantia e outra para o crédito à exportação. Segundo Flávio Navarro, diretor geral da empresa, o seguro garantia não será o foco da empresa. As duas companhias têm capital mínimo 25% acima do exigido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), de R$ 7,5 milhões. Com isso, pode atuar em todo país.