Título: Lula diz que agora vai correr o país para fiscalizar execução do PAC
Autor: Jurgenfeld, Vanessa
Fonte: Valor Econômico, 09/05/2007, Brasil, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que vai a partir de agora andar pelo Brasil para iniciar e fiscalizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) "porque agora é o PAC que está na agenda do presidente". Também afirmou que a cada 15 dias o andamento do programa será apresentado a ele pelos ministros, como uma prestação de contas "para resolver quase que em tempo real as dificuldades", e a sociedade terá informações do PAC a cada quatro meses.

Durante a inauguração da nova sede dos Correios em São José, na região metropolitana de Florianópolis, Lula elogiou o trabalha da Câmara dos Deputados, que votou as medidas do programa, e disse não ter dúvidas de que "o Senado vai ter o mesmo comportamento, até porque não temos tempo a perder".

Segundo ele, depois do PAC, entrará na pauta o Programa de Desenvolvimento da Educação e projetos na área de segurança pública, chamados pelo presidente de "paquizinhos". Para Lula, o governo não está assim pautando o Congresso Nacional, mas está "pautando as necessidades do Brasil".

Lula também reforçou que o PAC será cumprido integralmente em quatro anos e voltou a pedir para que ele seja julgado no fim do seu mandato e não em um, três ou quatro meses. "As pessoas que dizem que o PAC não existe vão ter que se curvar como se curvaram no ano passado, achando que eu tinha acabado com a política brasileira e tiveram que saber que o povo é mais inteligente".

Lula disse que convidará oito governadores e prefeitos para uma reunião em Brasília para discutir projetos em saneamento e urbanização de favelas e seja feito um acordo para que os municípios cumpram exatamente o que for determinado, independentemente do processo eleitoral de 2008.

Para Lula, a imprensa entendeu errado e "misturou alho com cebola, dizendo que é a mesma coisa" a apresentação do andamento das obras do PAC, realizada na segunda-feira. Segundo ele, alguns jornais tentaram passar a idéia de que o PAC está preocupante.

Lula considerou que o programa vai bem, uma vez que mais de 50% das obras estão com o "cronograma perfeito". "Se eu mostro uma pesquisa e essa pesquisa diz que há 60% de bom e ótimo, 30% de regular e 10% entre ruim e péssimo, você não pode mostrar o regular como ruim ou péssimo. Você tem que mostrar o regular como o bom e o ótimo", exemplificou o presidente.