Título: Libertado, Assange fica sob vigilância
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2010, Mundo, p. 21

CASO WIKILEAKS Fundador do site que vazou documentos secretos dos EUA pagou fiança de R$ 637 mil

Nas escadarias da Alta Corte de Londres, Julian Assange ensaiou uma pose altiva, desafiadora, logo após o juiz Howard Riddle rejeitar a apelação do governo sueco e libertar o fundador do site WikiLeaks. Ele ergueu o braço direito e exibiu a ordem de soltura assinada pelo magistrado, enquanto esboçava um sorriso. Para responder em liberdade às acusações de estupro e assédio sexual, o ex-hacker australiano precisou pagar uma fiança estipulada em 240 mil libras esterlinas (cerca de R$ 637 mil). Os crimes, supostamente cometidos em Estocolmo, teriam envolvido sexo desprotegido com duas mulheres.

¿É fantástico sentir o ar fresco de Londres novamente¿, declarou Assange, ao iniciar uma breve declaração, por volta das 17h55 de ontem (15h55 em Brasília). O pivô de um escândalo na diplomacia norte-americana agradeceu ao mundo, pela ¿fé¿ depositada nele, aos advogados e aos simpatizantes que ajudaram na arrecadação da fiança. Ele também rendeu uma homenagem ao sistema judicial britânico. ¿A Justiça nem sempre é alcançada, mas não está morta¿, afirmou. Assange revelou que, durante o confinamento solitário na penitenciária de Wandsworth, pensou nos outros presos na mesma situação e pediu uma maior atenção da sociedade. ¿Espero continuar meu trabalho e seguir reafirmando minha inocência, a fim de revelar a evidência dessas alegações, assim que as recebermos¿, concluiu.

Julian Assange poderá ter pouco tempo para respirar o ¿ar fresco¿ de Londres. A próxima audiência na Alta Corte de Londres está marcada para 11 de janeiro. O homem que autorizou a divulgação de 250 mil telegramas confidenciais do Departamento de Estado dos EUA passará os próximos 25 dias em uma propriedade rural de quase 300 hectares em Suffolk, no leste do Reino Unido. A mansão Ellingham Hall, de estilo georgiano, pertence ao ex-militar e ex-apresentador de TV Vaughan Smith, tem 10 camas, lago próprio, uma adega bem abastecida e uma fazenda de orgânicos. Segundo a emissora britânica BBC, Assange será obrigado a comparecer diariamente a uma delegacia de polícia, sempre às 18h, cumprir um toque de recolher entre 22h e 13h e usar uma espécie de rastreador eletrônico. O juiz Riddle determinou o confisco do passaporte do jornalista e ex-hacker.

A liberdade, obtida após oito dias de cadeia, trouxe a angústia ante um possível julgamento nos Estados Unidos. ¿Há muito mais preocupação de que eu seja extraditado aos EUA¿, disse Assange aos jornalistas. ¿Há um rumor hoje (ontem), segundo meu advogado nos EUA, que ainda não está confirmado, de que haveria uma acusação formal apresentado contra mim no país¿, explicou. Segundo o jornal The New York Times, promotores de Washington já trabalham na construção de um caso contra Assange. O objetivo é processá-lo por conspiração, sob a alegação de que o fundador do site WikiLeaks encorajou ou mesmo ajudou o soldado Bradley Manning a extrair dados secretos do sistema de computadores do governo dos EUA. Uma das supostas provas é a gravação de um chat (bate-papo) no qual Bradley afirma ter se comunicado com Assange, por meio de um sistema encriptado.

Por e-mail, Mark S. Zaid, advogado norte-americano especialista em segurança nacional, explicou ao Correio que um caso de conspiração contra Assange exigiria um nível de envolvimento do ex-hacker até então não revelado. ¿Assange precisaria ter pedido o vazamento de informação confidencial. Sem qualquer evidência disso, haverá pouca diferença entre ele e o New York Times, que publicou os telegramas diplomáticos e, por isso, seria processado¿, observa. Zaid acredita que a elaboração de um caso superficial contra o australiano seria ¿um erro político e de julgamento¿. ¿O WikiLeaks não é apenas Assange. O site pode ter se tornado sua face, mas há numerosas pessoas envolvidas nele. Além disso, a Lei de Espionagem de 1917 ¿ sob a qual tramitaria um suposto indiciamento ¿ é antiquada e precisa de ampla reforma¿, acrescentou.

Eu acho... ¿Os Estados Unidos deveriam se focar em impedir as autoridades do governo de vazarem documentos secretos e corrigir qualquer vácuo no aparato de segurança, em vez de atingir Assange como parte de uma ação política.¿

Mark S. Zaid, advogado norte-americano especialista em casos de segurança nacional