Título: Palestinos estão à beira da guerra civil
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/05/2007, Internacional, p. A13

Pelo menos 24 pessoas morreram ontem em meio a novos confrontos entre os grupos palestinos Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, e Hamas. Os dois grupos lutam pelo controle de Gaza. A situação parece estar saindo de controle e há crescente risco de guerra civil entre os palestinos.

Autoridades palestinas afirmaram que a intensificação do confronto pode fazer ruir o governo de unidade formado há dois meses pelo Hamas e pela Fatah. Ontem, a própria existência de um governo de unidade parecia excesso de otimismo.

Alguns palestinos acreditam que o choque entre os dois grupos levará a uma guerra civil total e ao fim da Autoridade Palestina. Desde sexta-feira, pelo menos 40 pessoas foram mortas.

Ontem, moradores de Gaza se escondiam em pânico enquanto homens mascarados corriam as ruas trocando tiros, que acabaram deixando 19 mortos. Cerca de 50 jornalistas ficaram presos no principal centro de imprensa de Gaza. Segundo eles, o prédio estava cercado por homens armados. Algumas pessoas no interior do prédio ficaram feridas.

Em meio ao caos, Israel lançou ataque aéreo contra um edifício supostamente usado pelo Hamas em Rafah, no sul de Gaza, matando mais quatro palestinos. Israel informou que o bombardeio não tinha relação com o conflito interno palestino, mas que era uma resposta a ataques palestinos com foguetes contra território israelenses, que causaram blecaute numa área no sul do país. Horas depois, um novo ataque israelense matou outro militante do Hamas.

Autoridades ocidentais afirmam que o colapso do governo palestino permitiria a Abbas ter mais controle sobre a situação, levando ao fim do embargo imposto por países do Ocidente. Potências ocidentais expressaram alarme com o clima de anarquia em Gaza.

Por volta de meia-noite (hora local), uma autoridade disse que três homens abriram fogo contra os guardas postados diante da residência do premiê palestino Ismail Haniyeh, do Hamas. Antes disso, o Hamas e forças leais à Fatah haviam declarado outro cessar-fogo. Vários já foram acertados e violados nos últimos dias.

O principal motivo da crise é o controle sobre as forças de segurança palestinas, o que permite controlar de fato o território. A escalada de violência começou no início da semana, após Abbas ter enviado milhares de policias para deter uma onda de crimes em Gaza sem antes ter consultado o Hamas.