Título: PAC ficou fora do alcance da Gautama, diz MP
Autor: Costa, Raymundo
Fonte: Valor Econômico, 31/05/2007, Política, p. A13

O ministro da Justiça, Tarso Genro, pediu ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, um rastreamento no inquérito que investiga o empresário Zuleido Veras e a empreiteira Gautama para verificar se alguma obra do PAC fora comprometida pela ação da "quadrilha". O pedido foi feito há três dias. Ontem chegou a resposta: o grupo tentou, mas não teve sucesso na empreitada.

"Há três dias liguei para o procurador e pedi que me remetesse as peças que ele julgasse importante no processo para que eu pudesse verificar e orientar, com a Casa Civil e com a Controladoria Geral da República, medidas sobre projetos do PAC que tivessem sido manipulados por esta quadrilha", contou Genro ao Valor. "O procurador determinou a investigação e hoje me deu a resposta oficial: não há nenhuma obra do PAC, palavra do procurador, que tenha sido distorcida e assediada com sucesso pela quadrilha que foi descoberta pelo inquérito".

Segundo o ministro da Justiça, "eles (Zuleido e integrantes do grupo descoberto pela Operação Navalha da Polícia Federal) estavam se movimentando em direção às obras do PAC, mas não conseguiram chegar lá". Genro considerou o fato "extremamente importante, porque dá tranqüilidade para a execução do PAC, que está sob a gestão e execução da Casa Civil".

Tão logo foi informado por Antonio Fernando de Souza, o ministro da Justiça ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o ministra Dilma Roussef (Casa Civil) e para o controlador Jorge Hage (CGU) para dar a informação. "Não conseguiram chegar a nenhuma obra do PAC, podem continuar as obras, porque não há nada", disse Genro aos ministros.

O ministro, no entanto, só pode assegurar que não há problemas com as obras em relação à empreiteira Gautama. "Se tiver algum problema é com outra empreiteira, que não está nesse inquérito. Outro grupo, outras pessoas". Questionado se a Polícia Federal detectou ou está investigando alguma empreiteira especificamente, Genro disse que "não há sinal nenhum sinal disso". Ou seja, não tem conhecimento de denúncia sobre problemas com empreiteira envolvida em obras do Programa de Aceleração do Crescimento sob investigação, no momento.