Título: Brasil reúne G-20 e aguarda disputa entre Canadá e EUA
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 11/06/2007, Brasil, p. A3

O Brasil reúne hoje ministros do G-20 em Genebra, ao mesmo tempo em que se prepara para entrar na disputa que o Canadá deflagrou contra os subsídios agrícolas dos Estados Unidos, na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Num momento decisivo da Rodada Doha, os canadenses denunciaram os EUA de violarem as regras globais com subsídios domésticos excessivos a seus agricultores e pagamento ilegal de subvenções à exportação. O pedido de painel (comitê de investigação) será examinado pela OMC no dia 20.

No dia 19, justamente, os ministros do Brasil, EUA, União Européia e Índia começarão uma reunião em Potsdam, na Alemanha, que pode durar toda a semana, para a barganha final sobre um entendimento agrícola e industrial entre eles, ou empurrar a Rodada Doha para os próximos anos.

Representantes do Canadá confirmam que sua ação contra os EUA visa influenciar a negociação agrícola na OMC, onde os americanos continuam sob pressão para reduzir seus subsídios agrícolas que mais distorcem o comércio. Querem também influenciar na futura lei agrícola americana que determina o total dos gastos pelos próximos cinco anos no setor.

As articulações aumentam em Genebra, na tentativa de salvar a negociação global de comércio. Confiante, o presidente Lula disse na Alemanha que o acordo está "por um fio". O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, comandará hoje reunião dos ministros do G-20. O grupo reitera que a agricultura é central e está pronto a negociar. Também hoje, serão discutidas opções na negociação de produtos industriais.