Título: De cabeça, ele não sabe
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 29/12/2010, Politica, p. 7

entrevista - JOSÉ MENDONÇA BEZERRA

O deputado José Mendonça Bezerra (DEM-PE) não gostou de ser questionado sobre os gastos exagerados em dezembro. Afirmou que os deputados petistas não sofrem a mesma cobrança. ¿A melhor coisa do mundo hoje é ser do PT, porque você está imune.¿

Fiel aos seus ideais, apoiou a ditadura militar do início ao fim. Hoje, faz ironia com uma possível troca de lado: ¿Eu podia ter iniciado a minha vida pública contra a revolução que eu ia ser endeusado¿. E completa. ¿ Ditadura existe hoje em Cuba, na Coreia, na Venezuela. E não é criticada, é aplaudida

O parlamentar não se candidatou nas eleições deste ano, mas comemora a vitória do filho, José Mendonça Bezerra Filho. A seguir, trechos da entrevista: (LV)

Em que o senhor gastou esses R$ 120 mil? Em outdoor.

E que mensagem o senhor veicula neles? É o Programa do Livro, para ser aproveitado (o livro).

Quanto são? Chefe, de cabeça eu não sei não.

O senhor planejava fazer isso? Fiz no ano passado, chefe. Nunca ninguém me questionou. Agora que eu estou saindo, vocês estão querendo me questionar. Eu sou um camarada que estou saindo da Câmara e nunca fui envolvido em escândalo nenhum. Eu passei 32 anos lá e nunca fui envolvido em sacanagem nenhuma. E agora você vem fazer um negócio desses comigo, pô!

Eu não falei nada¿ Não. Por que você está fazendo um interrogatório comigo?

Não, eu estou fazendo perguntas. Pergunta, não. É um interrogatório. Eu sei que amanhã você vai dar uma esculhambação em mim. Agora, se eu fosse do PT, ninguém procurava.

Estou procurando deputados do PT também. Ah! Procura nada. Eu vou dizer uma coisa: a melhor coisa do mundo hoje é ser do PT, porque você está imune. Veja se a maracutaia que tem por aí é denunciada! Eu podia ter iniciado a minha vida pública contra a revolução que eu ia ser endeusado hoje. Mas, infelizmente, entrei na bancada da Arena (em 1962) e não sai mais.

O senhor apoiou a ditadura durante todo o tempo? Eu não apoiei a ditadura, eu era defensor do regime militar. Ditadura existe hoje em Cuba, na Coreia, na Venezuela. E não é criticada, é aplaudida. Você vai ver que, na posse (de Dilma), os mais aplaudidos vão ser Fidel Castro e esse ditador da Venezuela, o Chagas (sic).