Título: Ministro quer manter presidente da Anatel
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 22/12/2006, Brasil, p. A3

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, sugeriu ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recondução, por pelo menos mais seis meses, do presidente da Anatel, Plínio Aguiar. O mandato de Aguiar encerrava-se no dia 31 de dezembro. A recondução será feita por intermédio de um decreto presidencial.

De acordo com o ministro, a recondução de Plínio Aguiar é uma questão de segurança do setor para garantir tranqüilidade ao governo no processo de indicação dos demais conselheiros da Anatel. "Nós temos reuniões da Comissão de Infra-Estrutura do Senado, onde nós, certamente, teríamos que colocar o nome dos novos conselheiros, até a primeira quinzena, talvez, de fevereiro do ano que vem", justificou o ministro.

Para o ministro, mesmo que o governo fosse extremamente ágil nesse processo, não seria possível confirmar as indicações no Diário Oficial para preencher todos os cargos de diretoria da Agência antes de 60 dias após a sabatina feita pelo Senado, em fevereiro. "A previsão que nós fazemos é de seis meses para que a gente possa indicar novos conselheiros e, lá na frente, evidentemente, se tivermos que fazer uma indicação do presidente, já faremos a indicação com todos os conselheiros escolhidos", finalizou o ministro.