Título: Governo tem de "encolher", diz executivo
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 17/11/2006, Empresas, p. B6

Apesar de estar confiante na meta do governo federal para o crescimento econômico do país, o presidente da General Motors, Ray Young, ressalta que para o objetivo ser alcançado o governo tem de cortar seus próprios custos e ainda dedicar especial atenção à infra-estrutura do país.

"Essas duas questões são fundamentais", destaca o executivo. Além disso, diz ele, "é preciso manter a vigilância com a inflação para que a taxa básica dos juros continue sendo reduzida". A redução dos juros tem ajudado a indústria automobilística. Na General Motors, 70% das vendas estão sendo feitas por meio de financiamento e os prazos estão cada vez mais longos, afirma o executivo.

Mas, para Young, não se pode esperar que a economia brasileira cresça só em conseqüência da queda dos juros. "Para que o país possa crescer, é necessário reduzir a carga tributária e o caminho para isso é diminuir o tamanho do custeio do país", afirma o executivo. "Todas as medidas ajudam, mas é muito importante que o governo tome ações significativas", afirma.

O executivo também demonstra preocupação em relação às conseqüências da desaceleração econômica dos Estados Unidos como resultado da queda dos preços dos imóveis. Para ele, isso fatalmente afetará diversas economias, como a da China e do Brasil.

Por conta disso, o presidente da GM decidiu traçar dois cenários de expansão do mercado de veículos no Brasil em 2007. Os volumes de vendas poderão ficar entre 1,8 milhão e 2 milhões de unidades. Isso significa que as previsões de Young são mais modestas em relação à maioria dos executivos da indústria automobilística. (MO)