Título: BB quer ser líder em seguro de automóveis
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 10/07/2007, Finanças, p. C8

O já concorrido mercado de seguros de automóveis promete ficar ainda mais disputado. A BB Seguros/Brasilveículos, que está complementando dez anos este mês, traçou um plano ambicioso para crescer no segmento. A meta é estar entre as três maiores do setor até 2009, afirma Julio Cezar Alves de Oliveira, presidente interino da seguradora. Este ano, o faturamento da seguradora deve crescer 17% e chegar perto do R$ 1 bilhão.

Para chegar ao topo do ranking - hoje dominado pela Porto Seguro, Bradesco e SulAmérica - a Brasilveículos resolveu apostar no mercado de São Paulo, onde ainda tem participação bem pequena. O Estado concentra 45% dos prêmios nacionais do segmento de autos, mas é um dos locais onde a seguradora tem menor participação. A companhia detém atualmente só 2,7% dos prêmios do Estado. A Porto Seguro é a líder, com mais de 30% do mercado.

Já em outras regiões do país, a Brasilveículos tem participação bem maior. No Nordeste, Norte e no Centro-Oeste tem cerca de 20% dos prêmios, ocupando a primeira ou segunda posição do ranking regional, dependendo do Estado. A região Sul é outra em que a seguradora resolveu apostar. Ela tem 6,8% dos prêmios lá e quer aumentar a fatia. "Vamos priorizar as regiões Sul e Sudeste", destaca Oliveira.

Para ganhar mais clientes, a meta é explorar a base de 24 milhões de clientes do próprio Banco do Brasil. "É uma rede que sabe reagir quando bem estimulada", diz Oliveira. Para isso, criou plano de incentivos aos funcionários do banco para a venda e adicionou uma série de serviços à tradicional apólice que cobre roubo e acidentes.

Entre os serviços, o segurado tem direito a um motorista que dirige seu carro após festas e baladas. Em São Paulo, disponibiliza uma pessoa para cuidar de toda tramitação após algum sinistro. O carro da seguradora chega ao local, leva um lanche para o cliente e cuida de coisas como o boletim de ocorrência.

O mercado de seguros de autos tem andando de lado ultimamente. Para ganhar clientes, as seguradoras acabam baixando os preços das apólices. Este ano, até maio, o mercado registra queda de 2,8% nos prêmios retidos, que somaram R$ 5,4 bilhões. A Brasilveículos conseguiu ir na contramão e crescer 2,5% no mesmo período, com faturamento de R$ 341,6 milhões. Com isso, ultrapassou a Tokio Marine e subiu uma posição no ranking, ocupando agora o sexto lugar.

Considerando só o mês de maio, registrou aumento de 9,3% nos prêmios, frente a 3% do mercado. A seguradora tem frota de 720 mil veículos seguradoras. A taxa de fidelização, ou seja, de renovação da apólice, é de 80%. No ano, acumula taxa de sinistralidade de 63%, pouco acima dos 62% do mesmo período do ano passado.

A Brasilveículos é uma das poucas que resolveu apostar no seguro popular, que reduz as coberturas para cobrar um preço cerca de 30% mais baixo que um seguro tradicional. Foram comercializadas 12 mil apólices em pouco mais de dois anos, voltadas para carros com mais de dez anos de uso.

Em agosto, lança produto parecido para o mercado caminhões. Estima-se que 60% da frota nacional não tenha seguro. O seguro é oferecido no modelo de co-participação. O proprietário do caminhão paga 50% em caso de perda parcial e 25% em caso de perda total. A seguradora promete oferecer a apólice com preço até 35% mais baixo.

Para os corretores independentes, uma má notícia. A seguradora pretende continuar com seu modelo atual de negócios, que usa somente a corretora do Banco do Brasil para vender os seguros. O banco tem ao todo 15 mil pontos de atendimento, incluindo quatro mil agências.

A BB Seguros/Brasilveículos foi criada há dez anos em uma parceria do BB (30% do capital) com a SulAmérica (70%) exclusivamente para operar no segmento de autos. Só o setor responde por 35% dos prêmios do mercado de seguros no Brasil.

Ainda no mercado de autos, a seguradora vai inaugurar em Brasília um centro automotivo. A idéia é criar um local onde o segurado resolva todos os problemas. O centro está em fase de testes. A cidade de Fortaleza também pode ganhar um em breve.