Título: Fabricante já planeja enxugar linha de produtos
Autor: Talita Moreira e Carolina Mandl
Fonte: Valor Econômico, 20/01/2005, Empresas &, p. B3

Operacionalmente a Parmalat caminha para a estabilização de suas atividades, segundo o presidente da companhia, Nelson Bastos. Com a normalização da entrega de matérias-primas, a Parmalat já está fabricando todos os itens de seu portfólio. A meta para este ano é alcançar um faturamento mensal de R$ 100 milhões, ante os R$ 83,7 milhões obtidos em dezembro do ano passado, que foi o melhor mês em termos de receita para a Parmalat desde que eclodiu o escândalo financeiro na Itália. Em fevereiro de 2004, no auge da crise, o faturamento chegou a cair para R$ 29 milhões. Desde então, as vendas vêm crescendo. Para engordá-las neste ano, a Parmalat voltará à mídia com a campanha dos mamíferos, que fez sucesso em 1998, quando os consumidores trocavam códigos de barras de produtos por bichinhos de pelúcia. O teste inicial foi feito no fim de dezembro com a veiculação de um filme com os bichinhos por apenas uma semana. "Agora, a partir da volta às aulas, queremos estar na mídia de forma sistemática", afirma Bastos. Também está nos planos a redução do número de itens produzidos. Segundo Bastos, a Parmalat deve terminar o ano fabricando menos de 300 produtos, uma redução de cem itens em relação ao portfólio atual. "Fazer diversas variações de um mesmo produto aumenta a complexidade da indústria", afirma o executivo. Para os atomatados, por exemplo, a Parmalat utilizará apenas uma embalagem e não mais os recipientes de lata e de papelão. Outro item que deve ser cortado é a marmelada Etti embalada em plástico. O objetivo, de acordo com Bastos, também é uniformizar a entrega dos produtos nos supermercados. Com mais itens de um mesmo produto, as mercadorias da Parmalat chegarão mais facilmente às gôndolas. Mas novos produtos também devem surgir com as marcas Parmalat e Glória, hoje os principais nomes da companhia. Recentemente, foi lançado o leite em caixinha Glória. "É uma marca que tem mais aceitação no Rio", diz Bastos. De janeiro a setembro de 2004, a Parmalat teve receita líquida de R$ 426,6 milhões, uma redução de 58,3% sobre igual período de 2003. Nos nove primeiros meses do ano passado, a companhia registrou prejuízo de R$ 183,3 milhões.