Título: Simon sugere candidatura de Aécio pelo PMDB
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 11/09/2007, Política, p. A10

Pedro Silveira/ Folha Imagem Pedro Simon: Aécio Neves é mais forte que Nelson Jobim e não faria "nada de errado" em voltar para o PMDB Sem rodeios, o senador Pedro Simon (PMDB) fez ontem a defesa da candidatura do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), para a Presidência da República em 2010. E conseguiu levar o mineiro às lágrimas ao relembrar os tempos em que ele ainda era o secretário particular do avô Tancredo Neves.

Para o senador gaúcho, Aécio Neves é hoje um nome mais forte do que o do ministro da Defesa, Nelson Jobim, conterrâneo do parlamentar o nome mais apontado como possível candidato pelo PMDB. "Eu gostaria (de ter Aécio no PMDB) e ele não estaria fazendo nada de errado, estaria voltando para o partido do avô dele." O senador foi indicado ministro da Agricultura por Tancredo em 1985.

Na avaliação de Pedro Simon, Aécio seria invencível se saísse pelo PMDB, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula as Silva. Segundo ele, as condições são muito favoráveis à candidatura de Aécio Neves - um não-paulista. Basta que tenha a "competência" e a "tática" do avô Tancredo Neves para fazer as escolhas certas. Simon acredita que a tendência natural será o país eleger um presidente da República que não seja de São Paulo.

Embora deixe claro que gostaria de ver Aécio Neves como candidato do PMDB, o senador avalia que o governador de Minas tem boas chances de viabilizar sua candidatura mesmo que opte por permanecer no PSDB. Simon raciocina que pesa contra o principal adversário de Aécio, o governador de São Paulo, José Serra, justamente a sequência de mandatos na prefeitura da capital e no Palácio dos Bandeirantes.

Serra deixou a prefeitura para disputar o governo do Estado. E, de acordo com Simon, seria eleitoralmente inviável deixar o governo para disputar a Presidência. "Juscelino foi prefeito, governador e presidente, mas não foi na sequência", lembrou. O senador acredita que o projeto natural para Serra é um segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes. Já para Aécio, depois de oito anos no Palácio da Liberdade, o caminho natural seria o Planalto.

Para Pedro Simon, o fortalecimento de lideranças não-paulistas dentro do PSDB - com a presidência da legenda sendo exercida por Estados como Ceará e Pernambuco - é outro fator que contribui para uma possível candidatura de Aécio Neves. O senador esteve ontem em Belo Horizonte para falar de reforma política, numa encontro com empresários mineiros. Depois do encontro na Federação das Indústrias de Minas Gerias (Fiemg), Simon teve encontro com o próprio Aécio.

"Ter aqui hoje (ontem) a presença do senador Pedro Simon é ter, talvez, um pouco mais até mesmo de coragem, de revigorar as minhas energias para continuar trilhando o mesmo caminho que foi trilhado pelo meu avô Tancredo", declarou Aécio. "Me sinto muito honrado ao ver depoimentos como o que faz um homem da estatura de Pedro Simon, como é da sua característica, sem rodeios, com muita clareza, com muita objetividade."

Sempre reticente sobre uma possível candidatura à Presidência em 2010, o governador mineiro preferiu tratar do assunto no campo da "homenagem". Segundo ele, é precipitação discutir sucessão presidencial no momento. "É um debate que não ajuda", disse. "Nós vamos avaliar, no momento certo, onde as convergências estão."