Título: País envia papéis para extradição de Cacciola
Autor: Basile , Juliano
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2007, Finanças, p. C5

O governo brasileiro envia hoje a documentação exigida para dar continuidade ao processo de extradição do ex-banqueiro italiano Salvatore Cacciola à embaixada de Mônaco em Paris. Segundo informou o ministro da Justiça, Tarso Genro, as autoridades de Mônaco terão em suas mãos a sentença de 553 páginas que condenou Cacciola a 13 anos de prisão traduzida para o francês e um roteiro cronológico do processo de aporte financeiro ao banco Marka, que foi presidido pelo italiano.

Tarso disse estar confiante na concessão da extradição pelo governo de Mônaco. "A expectativa do governo é positiva", afirmou. "Não só porque oferecemos reciprocidade, como também já estamos negociando diretamente com o Executivo de Mônaco um acordo de cooperação em matéria judicial e policial." O ministro da Justiça explicou que a decisão, em última instância, cabe ao Poder Executivo, e não ao Judiciário de Mônaco. Após a decisão da Corte de Apelação, o caso é encaminhado ao príncipe Albert, que confirma ou não.

O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, disse que é preciso repatriar os recursos que Cacciola mantém no exterior. "Já determinei ao Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça que faça gestão junto ao Poder Judiciário, no sentido de verificar precisamente onde possam estar esses recursos", disse Tuma. Em 15 de setembro passado, Cacciola foi detido em Mônaco pela Interpol. No Brasil, foi condenado pelos crimes de peculato (utilização do cargo para apropriação de dinheiro público) e gestão fraudulenta do Marka. Cacciola ainda pode recorrer contra a sentença.

Indique Imprimir Digg del.icio.us Tamanho da Fonte: a- A+ Ver mais notícias em Finanças