Título: Mudança em Pampulha beneficia aéreas regionais
Autor: Campassi, Roberta
Fonte: Valor Econômico, 21/09/2007, Empresas, p. B2

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) flexibilizou as regras para a utilização do aeroporto de Pampulha (Belo Horizonte), em benefício das companhias aéreas regionais que lá operam. Com as mudanças, empresas como Air Minas e Total devem criar pelo menos cinco novas rotas entre a capital mineira e cidades do interior. Além disso, a Anac abriu espaço para o uso de jatos no aeroporto - e não apenas aviões turboélice - com até 50 lugares.

A resolução da Anac, publicada na terça-feira, estabelece que as companhias poderão fazer somente uma escala na ligação entre Belo Horizonte e outras capitais e cidades com mais de um milhão de habitantes. Antes, as empresas eram obrigadas a fazer pelo menos duas conexões em cidades de menor porte, algo que inviabilizava freqüentemente uma operação rentável. Para as companhias regionais, um vôo que saia de Belo Horizonte, faça escala em Juiz de Fora (MG) e vá para o Rio de Janeiro tem mais sucesso do que um vôo que saia da capital mineira com destino ao Rio, mas pare em duas cidades no meio do trajeto.

"Pampulha foi transformado no paraíso da aviação regional", afirma Urubatan Helou, diretor-presidente da Air Minas. Segundo ele, o centro de operações da empresa, atualmente, é Guarulhos (SP), mas o objetivo é transferir a base para o aeroporto mineiro. "Vamos criar três novas rotas saindo de lá." Helou diz que a empresa ampliará sua frota de quatro aviões Brasília EMB para seis, até o fim do ano.

A Total, aérea regional que tem sua sede em Minas Gerais, acredita que a mudança no número de escalas obrigatórias permitirá operações em cidades como São João del Rei ou Paracatu (MG), que hoje estão desatendidas pela companhia. "Pelo menos cinco novas rotas se tornam viáveis", afirma Deilson Matoso, superintendente da empresa.

A Anac também permitiu que jatos com até 50 lugares passem a ser usados em Pampulha. Antes, os vôos eram restritos ao turboélice. A decisão poderia beneficiar a Trip, regional com sede em Campinas (SP) e uma das poucas aéreas do segmento que almeja operar com jatos.

As mudanças em Pampulha vem ocorrendo desde março de 2005, quando os vôos de caráter nacional foram proibidos no local e transferidos para o aeroporto internacional de Confins, que fica a cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte.