Título: Leptospirose confirmada
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 24/01/2011, Brasil, p. 7

Na visita que fez a Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, descartou a ocorrência de leptospirose na cidade e em Teresópolis. A declaração à imprensa foi dada na tarde do último sábado. Poucas horas depois, no entanto, a Secretaria de Saúde do Rio confirmou a manifestação da doença nas duas cidades.

Em Nova Friburgo, segundo a secretaria, duas pessoas contraíram leptospirose antes das enchentes na região serrana. Em Teresópolis, a infecção de um menino de 12 anos foi em decorrência das enxurradas, situação ignorada pelo ministro da Saúde. Alexandre Padilha disse que o ministério continua monitorando a manifestação da doença na região. As chances de transmissão são potencializadas em situações de enchentes, inundações e deslizamento de terra.

803 mortes A lista de cidades onde existem desabrigados e desalojados, por causa da tragédia na região serrana provocada por fortes chuvas e deslizamentos, foi acrescida de mais 11 municípios. São mais de 20 mil pessoas vivendo em abrigos das prefeituras ou em casas de amigos e parentes. Até agora, conforme o balanço oficial divulgado pela Secretaria de Saúde e pela Defesa Civil do Rio de Janeiro, foram registradas 803 mortes em decorrência dos deslizamentos e alagamentos na região serrana. Cerca de 430 pessoas continuam desaparecidas. As enchentes na região e as consequências verificadas configuram-se a maior tragédia natural já registrada no país.