Título: Chega um fevereiro atípico
Autor: Torres,Izabelle ; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 01/02/2011, Política, p. 2

Posse dos parlamentares enche hotéis e aumenta o movimento dos restaurantes. Expectativa é de que demanda dure toda a semana

A reabertura dos trabalhos no Congresso Nacional deixa Brasília mais movimentada nesta primeira semana de fevereiro. Parentes, amigos e colegas de partido dos parlamentares vieram à cidade para acompanhar a posse na Câmara dos Deputados e no Senado, e contribuem para que restaurantes e hotéis do Distrito Federal tenham lucro extra. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) espera que os estabelecimentos recebam entre 10% e 15% mais clientes do que o normal para esta época do ano. Apenas a Câmara estima que, de quatro em quatro anos, cerca de 4 mil pessoas visitam a capital para assistir às cerimônias e participar dos eventos paralelos promovidos pela Casa.

Na tarde de ontem, os restaurantes da Asa Sul ainda tinham o movimento tranquilo, mas a expectativa era grande em relação aos atendimentos de hoje. Parlamentares marcaram, inclusive, eventos particulares em alguns dos estabelecimentos para comemorar a posse. ¿Temos reservas para 20 até 40 pessoas. Ainda há vagas, mas a expectativa é chegarmos a preencher todas as mesas e ficarmos com fila de espera amanhã¿, afirma Gisele Munhoz, proprietária do Lake"s restaurante.

Há mesas guardadas para senadores e deputados também no Piantella. ¿Esta semana as reservas estão mais concorridas do que o normal para a época, e acreditamos que fiquem pelo menos até a próxima por causa da posse¿, estima o mètre Osley Bernardo Silva. Responsável pela reserva de mesas na Trattoria da Rosario, no Lago Sul, Gabriel Gomes conta que, como a casa fica normalmente cheia, eles estão se preparando para um aumento de clientes na fila de espera durante toda a semana. ¿Estamos com reserva e o movimento deve aumentar¿, diz o auxiliar administrativo.

Reserva particular Hotéis também comemoram a visita de pessoas de fora da capital. O Sindhobar estima que pelo menos 80% dos 18 mil leitos disponíveis na cidade estão ocupados. Segundo o presidente do Sindicato, Clayton Machado, quem não solicitou apartamentos até 28 de janeiro dificilmente conseguiu uma vaga. O Plaza Brasília, no Setor de Hotéis de Turismo Norte, registra entre 40% e 45% de aumento na quantidade de clientes desta semana. ¿As reservas são particulares e temos como afirmar com certeza, mas nós sabemos que têm relação com a posse por causa do curto período de estadia. Na próxima semana o movimento já deve voltar ao normal¿, explica a gerente Laura Martinez.

O vereador Jorge Meneses, de São José do Rio Preto (SP), chegou ao Distrito Federal na manhã de ontem com um grupo de 50 pessoas, entre parentes e apoiadores, interessadas na posse do deputado federal Rodrigo Garcia (DEM-SP). ¿Viemos para apoiar nosso colega e estamos conhecendo Brasília. É muito bonita¿, disse ele, que visita a capital pela primeira vez e aproveitou para fazer um passeio pela capital durante a tarde. O grupo já volta hoje para São José do Rio Preto.

A Câmara pagou três diárias para 178 deputados que solicitaram auxílio por estarem assumindo o primeiro mandato e, portanto, ainda não terem moradia funcional no Distrito Federal. Eles se hospedaram em quartos duplos de um hotel da cidade.

No Golden Tulip, foi montado um posto de informações para que os parlamentares tirem dúvidas sobre formalidades, auxílio-moradia e como se apresentar na posse de hoje. O Senado, por sua vez, ofereceu passagens aéreas e quatro diárias duplas em 20 hotéis conveniados para cada um dos 54 senadores que assumem suas cadeiras. Nas duas casas, a posse está marcada para as 10h.

Rede envolvida O Distrito Federal tem cerca de 9.400 bares e restaurantes e pelo menos metade deles, segundo estimativa do Sindhobar, se concentra no Plano Piloto, nos lagos Sul e Norte e no Sudoeste ¿ cidades que hospedarão a maior parte dos que estão na cidade devido à posse dos parlamentares.