Título: Família de ACM pede afastamento de juíza do processo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2008, Política, p. A10

A disputa familiar pelo espólio do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007) ganhou ontem dois novos capítulos, pouco mais de 48 horas depois de dois oficiais de Justiça entrarem no apartamento da viúva de ACM, em Salvador, para arrolar bens e obras de arte que integram uma coleção deixada pelo ex-governador da Bahia.

O senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM) e seu sobrinho, o empresário Luís Eduardo Magalhães Filho, anunciaram que vão processar por calúnia, infâmia e difamação Teresa Mata Pires - filha de ACM - e o seu marido, o empreiteiro César Mata Pires. Teresa é irmã de ACM Júnior e tia de Luís Eduardo. O restante da família de ACM também entrou na Justiça com uma ação pedindo a suspeição da juíza substituta Fabiana Pellegrino, casada com o deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA). Foi ela quem concedeu a liminar, a pedido de Teresa e César Pires, para que os oficiais arrolassem os bens.

Na petição, os advogados da família questionam a "parcialidade" da juíza no caso, devido à "pública e notória relação de amizade" entre o empresário César Mata Pires com Nelson Pellegrino. O documento aponta ainda conflitos políticos, devido ao fato "publicamente conhecido" de que Pellegrino é "inimigo político" do senador Antonio Carlos Magalhães Júnior, filho de ACM, e do deputado ACM Neto.

A juíza Fabiana Andréa de Almeida Oliveira Pellegrino foi procurada na 4ª Vara da Família e na assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Bahia, mas não foi localizada. Segundo a assessoria, a juíza participava, na tarde de ontem, da posse de novos desembargadores. (Com agências noticiosas)