Título: Pimentel e Aécio discutem veto petista com Lula
Autor: Jorge , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 28/05/2008, Política, p. A10

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), está confiante de que o veto imposto pela Executiva Nacional do partido à aliança entre petistas e tucanos na sucessão municipal da capital mineira seja derrubado na reunião do diretório nacional, marcada para sexta-feira, dia 30 de maio. Além de esperar convencer os membros da instância superior da legenda, Pimentel conta com a ação persuasiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem, Pimentel e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), os dois principais articuladores da aproximação entre PSDB e PT na capital mineira, tiveram uma reunião reservada com o presidente Lula, que participou, pela manhã, de um evento na fábrica da multinacional americana GE em Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte.

"Conversei com o presidente e o governador Aécio Neves em caráter particular", contou Pimentel, que se recusou a revelar o conteúdo da discussão. "Não vou relatar as coisas que o presidente nos confidenciou, tanto a mim quanto ao governador, sobre essa questão partidária", disse o prefeito.

Mas, de acordo com Fernando Pimentel, Lula deverá atuar a favor da coligação. "Ele (o presidente) já manifestou publicamente a opinião dele. Ele é totalmente solidário com o movimento que fazemos aqui, com essa aliança em Belo Horizonte. Certamente, além da fala pública, algumas ações ele deve estar fazendo, mas não vou revelar".

Além de contar com o apoio de Lula, Pimentel e seus aliados vêm, nas últimas semanas, conversando com os membros do diretório nacional no sentido de convencê-los a derrubar o veto imposto pela executiva do partido à dobradinha PT/PSDB em torno da chapa que tem como pré-candidato a prefeito o secretário de Estado do Desenvolvimento, Márcio Lacerda (PSB), e como vice o deputado estadual Roberto Carvalho (PT).

"Eu tenho conversado com meus companheiros do Diretório Nacional e o nosso foco é a reunião do dia 30", disse Pimentel. "Continuamos com esperança de mudar aquela decisão (da Executiva Nacional). Temos do nosso lado pessoas importantes, então, estou confiante que a gente consiga um bom resultado", acrescentou. Segundo ele, já era esperada a recente decisão da executiva nacional, tomada na segunda-feira, de manter o veto à aliança com o PSDB. O prefeito não quis informar a alternativa a ser adotada, caso o comando do PT mantenha o veto. "A cada dia, a sua angústia", concluiu Pimentel.