Título: Camex reduz taxa de importação a pedido da MMX
Autor: Galvão , Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 13/06/2008, Empresas, p. B8

Os sete ministros que integram a Câmara de Comércio Exterior (Camex) atenderam pedido da mineradora MMX, do empresário Eike Batista, e reduziram de 14% para 2% a alíquota do imposto de importação sobre tubos de aço carbono, produto usado para transporte de minério. O benefício é limitado a 38,79 mil toneladas e vale por três meses para contornar desabastecimento temporário no mercado nacional.

O projeto da MMX prevê a construção de um mineroduto de 525 quilômetros de extensão para permitir o escoamento de reservas, localizadas em Minas Gerais, estimadas em dois bilhões de toneladas de minério de ferro. Ele transportará 26,5 milhões de toneladas por ano, ligando as reservas ao Complexo Portuário do Açu, no Rio de Janeiro.

A estimativa de investimentos nesse sistema integrado Minas-Rio é de R$ 6 bilhões, com a geração de cerca de dez mil empregos diretos e indiretos durante as obras e mais seis mil postos na fase operacional. O início das operações é esperado para o segundo semestre de 2009, quando devem ser processadas oito milhões de toneladas. Esse volume será elevado para 20 milhões de toneladas, em 2010, e 26 milhões em 2011.

A ConfabTenaris, em comunicado ao mercado publicado em 22 de outubro de 2007, informou que, em conjunto com as empresas Siat e Marubeni-Itochu Steel, tinha concluído as negociações e assinado com a MMX o contrato de fornecimento dos tubos para o mineroduto Minas-Rio. O valor total é de US$ 170 milhões, incluídos frete e impostos, e as entregas estavam previstas para o período de março-dezembro deste ano.