Título: Inflação ficará dentro da meta este ano, diz Mantega
Autor: Ribeiro, Bianca
Fonte: Valor Econômico, 03/09/2008, Brasil, p. A4

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que a inflação oficial do país, que é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar 2008 dentro do intervalo previsto no sistema de metas, fato que ele considera notável por este ser um ano caracterizado por forte turbulência financeira e alta mundial de preços de commodities.

"Poderemos terminar o ano ainda dentro do limite superior da meta", disse Mantega, reforçando que os demais países que seguem o mesmo regime de combate à inflação estão tendo dificuldades para conter a alta de preços. "Todos os países que têm meta de inflação acabaram ultrapassando as metas. No Chile, por exemplo, a inflação triplicou", exemplificou. No Brasil o centro da meta para o IPCA é de 4,5%, podendo variar em 2 pontos percentuais acima ou abaixo dessa taxa, portanto com limite máximo de 6,5%. O IPCA de 12 meses até julho está em 6,37%.

Mantega enfatizou que esse controle inflacionário é fruto tanto da política monetária restritiva iniciada neste ano pelo Banco Central, como pelo aumento da responsabilidade fiscal do governo. "Estamos muito bem. A política monetária e a fiscal estão se mostrando muito eficientes. Estamos combatendo a inflação e ao mesmo tempo mantendo o ritmo de crescimento", afirmou, dizendo que o país ainda tem condições de sustentar um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de 4,5% ao ano.

Ainda comentando a respeito de crescimento, o ministro da Fazenda, que participou de evento em comemoração ao aniversário da revista "Veja", afirmou que embora os últimos dados da produção industrial do país tenham indicado expansão, já há outros indicadores apontando desaceleração. Mantega não informou quais são esses indicadores, mas disse que já há redução da taxa de crescimento do crédito para compra de veículos, por exemplo. "Em vez de crescer 30%, vai aumentar de 15% a 20%", disse, lembrando que a projeção é ainda para este ano.