Título: Encontro de advogados do Brasil e de Portugal pode estimular comércio
Autor: Gisele Teixeira
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/09/2004, Nacional, p. A-5

Mais de 100 escritórios já manifestaram interesse em participar do primeiro Encontro Luso-Brasileiro de Escritórios de Advocacia, que será realizado no dia 19 de outubro, em Lisboa. O evento está sendo organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e tem como objetivo discutir como este setor de serviços pode auxiliar no aumento da promoção comercial e na captação de novos investimentos. A iniciativa também prevê mesas-redondas entre bancas brasileiras e portuguesas, como forma de fomentar sociedades entre os dois países.

Este é o segundo encontro do gênero promovido pelo Itamaraty. O primeiro foi em Madri, em 2003, e reuniu 32 escritórios espanhóis e 25 brasileiros. De acordo com o diretor-presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), Horácio Bernardes, que participou do evento na Espanha, propostas desta natureza propiciam o que há de mais valioso para advogados: contatos. "Nós vivemos de referência e estas rodadas possibilitam que escritórios de diferentes portes e perfis possam se conhecer e formar novas redes de cooperação", disse.

No caso de Portugal, o evento é ainda mais interessante porque desde 1969 há um tratado com o Brasil que permite que advogados possam exercer a profissão em ambos os países. Além disso, os sistemas jurídicos são semelhantes e a língua é a mesma. "Portugal pode ser a porta de entrada para a União Européia também para os advogados brasileiros. É um chavão, mas é verdade", acrescentou Bernardes, que atua naquele país desde 1982. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, também defendeu uma intensificação de contatos entre os profissionais brasileiros e estrangeiros.