Título: Segurança e retoques
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2011, Política, p. 5

Com papéis nas mãos, homens do FBI e da CIA planejavam ontem os últimos detalhes da segurança de Barack Obama em Brasília. Os agentes visitaram os palácios do Planalto e da Alvorada, além do Itamaraty. Sobrevoos de helicópteros nas regiões em que o chefe de estado dos EUA vai passar também fizeram parte da checagem final.

No teto do Anexo 2 do Supremo Tribunal Federal, vão ficar atiradores de elite. Policiais, bombeiros e as Forças Armadas do Brasil também têm grande envolvimento nos planos de segurança da delegação norte-americana, que está dividida em três hotéis da cidade: o Royal Tulip Brasília Alvorada, no Setor de Hotéis Turísticos Norte; o Kubitschek Plaza, no Setor Hoteleiro Norte; e o Brasil 21, no Eixo Monumental.

Limpeza A sexta também foi de muito trabalho para as equipes de limpeza e montagem da recepção a Obama. Bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil foram colocadas entre os palácios da Alvorada e do Planalto, a grama foi cortada e retirada em sacos plásticos, os meios-fios da Esplanada foram pintados e as últimas grades de proteção foram colocadas.