Título: Receio de não passar de ano
Autor: Pompeu, Ana
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2011, Cidades, p. 42

Para o governo federal, o atraso escolar também seria combatido com a não reprovação de estudantes nos primeiros anos de ensino básico. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em 2009, 63% dos alunos concluíram o ensino fundamental em dia ou com no máximo um ano de atraso ¿ Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal, já adotaram a medida.

O risco de reprovação assusta os estudantes mais dedicados. As alunas do 5° ano da Escola Classe 305 Sul Fernanda Bessa e Victoria Frossard têm boas notas, mas também tiveram medo da reprovação. ¿Nunca corri o risco de não passar de ano, mas, se acontecesse comigo, ia ser difícil fazer amizade de novo, ver todo mundo indo e você ficando¿, explica Victoria.

Para o ex-ministro da Educação Carlos Alberto Chiarelli, a tensão criada pelo risco de repetir de ano é um incentivo aos alunos. Ele analisa que acabar com a possibilidade da repetência nas três primeiras séries do ensino fundamental é uma ameaça de queda no ritmo do aprendizado. ¿É recomendável que o educando se habilite na escola com aquilo que a vida vai exigir, que é conseguir avançar superando os obstáculos. É bastante provável que a não reprovação leve a uma mediocridade coletiva, porque cai o estímulo.¿

Dificuldades Na casa de Giulia da Cunha Cândida, 8 anos, que cursa o 3° ano do ensino fundamental, o maior incentivo é a mãe, mas ela conta que tem dificuldades em ficar na média em algumas matérias. ¿Eu não posso reprovar para a minha mãe não brigar comigo, mas português é muito chato¿, diz. Mas o medo de não estudar mais com a melhor amiga também leva Giulia a se esforçar. ¿Vai ser muito triste se eu não passar, porque eu não vou mais me encontrar com ela.¿

Nesse sentido, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, defende que cada escola deve saber e acompanhar o que acontece com cada aluno. ¿É uma proposta, porque cada rede tem autonomia. Se uma criança tem dificuldades, isso tem que ser detectado logo e medidas preventivas devem ser tomadas¿, afirma. Segundo a secretária, reprovar significa ¿abrir mão da capacidade de educar e passar o problema para outro professor¿.