Título: Ianques na Cidade Maravilhosa
Autor: Tiso, Joana; Sucupira, João Paulo
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2011, Política, p. 18A

Comitiva do presidente norte-americano chegou ao Rio de Janeiro às 20h14 de ontem. Hoje, compromissos incluem ida ao Corcovado e discurso no Theatro Municipal, Forte esquema de segurança mobiliza Exército e polícias desde a semana passada

Rio de Janeiro ¿ O Air Force One, aeronave presidencial de Barack Obama, pousou na Base Aérea do Galeão às 20h 14 de ontem. De lá, a família Obama seguiu para o hotel Marriott, em Copacabana, onde passaria a noite. Mas a visita do presidente dos Estados Unidos ao Rio de Janeiro mexe com a rotina da Cidade Maravilhosa desde o início da semana. Foi comum presenciar o treinamento dos militares que participam da segurança nas ruas em que o mandatário norte-americano vai circular.

Quem trabalha no centro, perto do Theatro Municipal, onde está previsto um discurso de Obama hoje, pôde ver tanques do Exército nos últimos dias. Para alguns, o esquema de segurança é exagerado e incomoda. Outros, porém, encaram com naturalidade.

Francisco Costa, que trabalha em um quiosque na Praia de Copacabana, perto do Hotel Marriot, que hospeda o presidente norte-americano, foi trabalhar com uma máscara de Obama e festejou sua vinda no Brasil. ¿ A presença dele mostra que nosso país recuperou o prestígio. Para mim, foi ótimo. A praia está cheia, há muitos turistas. Vendemos bem hoje (ontem), contou.

Houve por outro lado, quem questionasse a visita do político num momento de tensão internacional. ¿É inoportuno. Enquanto isso, o Japão enfrenta uma crise nuclear que preocupa a comunidade internacional e a Líbia vive uma guerra¿, argumentou a contadora Liana Lippi.

Segurança

Os serviços de inteligência dos EUA e do Exército Brasileiro receberam informações de que haveria protestos durante o discurso de Obama que aconteceria na Cinelândia hoje. Esse seria um dos motivos do cancelamento do evento, que agora será fechado para convidados no Theatro Municipal. Na noite de sexta-feira, houve uma manifestação contra a presença do presidente por grupos sociais de esquerda, em frente ao consulado americano.

Treze pessoas acabaram presas em flagrante por incêndio e lesão corporal. Os homens foram levados ao presídio de Bangu 8 e as mulheres, para o de Água Santa. A maioria é militante do PSTU. Especula-se que ocorram novos protestos hoje e amanhã, um deles, nas escadaria do Municipal.

Essa tensão levou com que a segurança fosse ainda mais rigorosa no Rio. Só no desembarque de Obama, foram mais de duas horas de revista para liberar a imprensa credenciada. Havia um grande aparato mobilizado para a segurança do presidente, que envolve o serviço secreto americano, as Forças Armadas e as polícias Federal, Civil e Militar.

A mobilização chamou a atenção dos cariocas, que cruzaram com policiais durante todo o dia, ontem. ¿Pelo histórico de atentados aos presidentes americanos, acho que o investimento em segurança é normal, já que os Estados Unidos continuam a ser uma superpotência. Não me incomoda ter as ruas fechadas num domingo. Faz parte¿, disse o estudante Rafael Gomes. Já a produtora Cristiana Ferreira questiona se os EUA exigiriam tanta segurança em países da Europa, por exemplo. ¿Seria assim na França também? Ou tem mais no Brasil, que ainda é visto como um país violento, embora não tenha histórico de conflitos políticos com outros países?¿

Início do dia no Cristo

Rio de Janeiro ¿ Na agenda prevista de Barack Obama e família, o Cristo Redentor está em primeiro lugar. Antes de qualquer compromisso oficial, ele fará um passeio ao lado da primeira-dama, Michelle, e de suas duas filhas, Malia e Sasha, pelo ponto turístico mais famoso do Brasil. O segundo passo de Obama será na Cidade de Deus, comunidade pacificada recentemente, que ficou mundialmente conhecida após o filme homônimo de Fernando Meirelles, em 2002. Após a visita, o presidente tem almoço com autoridades do estado. Por fim, o discurso mais esperado, no Theatro Municipal, para cerca de 2 mil convidados.

Tudo isso com um esquema rigoroso de segurança. A começar pelo passeio com a família no Cristo A Riotur informou que a visitação ao ponto turístico estará fechada ao público até às 11 h. A imprensa não terá acesso.

Já na Cidade de Deus, um forte aparato de segurança foi montado para a visita de Obama, que vai conhecer a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local. Na última sexta-feira, 100 homens do Exército brasileiro fizeram uma simulação de como será a segurança no percurso que Obama vai percorrer. Na comunidade, o presidente americano será recebido pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Discurso

O último e mais aguardado compromisso de Barack Obama será no Theatro Municipal. O discurso, que até sexta-feira seria aberto ao público, na Cinelândia, agora será apenas para convidados. Personalidades como Pelé, Gilberto Gil, Eike Batista e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, são esperados na platéia. Além deles, chama a atenção a presença de personalidades negras, como os atores Lázaro Ramos e Thaís Araújo. Fora do teatro, telões vão transmitir o discurso para o povo, que deve lotar a praça da Cinelândia.

Cerca de 500 homens das Forças Armadas vão participar da segurança só no entorno do Theatro Municipal. O controle e varredura que será feita no interior do teatro ficarão sob responsabilidade exclusiva da Polícia Federal brasileira (JT eJPS)