Título: Aberto período de caça a faculdades privadas
Autor: Oliveira,Regiane de
Fonte: Gazeta Mercantil, 10/03/2009, Administração&Serviços, p. C7

10 de Março de 2009 - Após uma disputa acirrada, onde competiram três grandes instituições de educação superior (IES) de São Paulo, o grupo paranaense Campos Andrade, fechou a compra da Universidade Ibirapuera (Unib), criada há 40 anos. A Unib passa há alguns anos por um processo de deterioração financeira que levou ao não pagamento dos funcionários e a redução de 12 mil alunos, em 2006, para a marca de seis mil estudantes, segundo apurou a Gazeta Mercantil.

O negócio foi fechado no último dia de Carnaval e na segunda-feira da semana passada o grupo paranaense, que possui quatro instituições de ensino com 18 mil alunos, assumiu a instituição.

A Unib é mais uma das inúmeras entidades educacionais brasileiras que passam por dificuldades para se manter. Só no ano passado, um levantamento feito pela consultoria Cypress, mostra que um grupo de sete empresas - a maioria com ações no mercado - adquiriu 33 faculdades (ver infográfico), com recursos superiores a R$ 300 milhões, ou uma média de R$ 5,5 mil por aluno. Isso sem contar o crescimento orgânico na abertura de novos campi e uma forte disputa por alunos. Redução de preço nas mensalidades, bolsas de estudos do governo federal do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Financiamento Estudantil (Fies), sem contar o recente interesse dos bancos privados em criarem linhas de crédito para universitários, tornaram o acesso ao curso superior mais atrativo, garantindo a demanda e também a sobrevida para muitas empresas que estavam à beira do colapso.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7)(Regiane de Oliveira e Norberto Staviski)