Título: Alerta à expansão
Autor: Martins , Victor
Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2011, Economia, p. 8

O maior dinamismo da economia da América Latina e do Caribe nos primeiros meses de 2011 pode levar a uma revisão para cima da atual estimativa de crescimento de 4,2% a 4,5%, disse ontem a secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena. Além disso, ela ressaltou a possibilidade de um superaquecimento em algumas economias da região, como o Brasil.

¿Há riscos de superaquecimento em algumas economias. Uma delas pode ser o Brasil. Em certa medida, eles (governo brasileiro) estão vigilantes ante essa possibilidade e, portanto, buscam impedir que a situação saia de controle¿, disse Alicia, em uma entrevista à Reuters. A chefe da Cepal disse que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro poderá registrar uma expansão superior a 5% este ano, enquanto o México deve avançar até 4%. O organismo manteve sua projeção para o crescimento do Chile em 6%, apesar de a economia do país ainda enfrentar os efeitos do terremoto de 2010.

Diante da força exibida pelas moedas da região, a chefe da Cepal advertiu que os governos latinos devem se preparar para uma saída de capitais estrangeiros, embora ainda não veja isso como uma ameaça iminente. ¿Os países devem se preparar para o fato de que os juros podem subir em outros países e isso provoque uma saída de capitais. É preciso se preparar para a excessiva volatilidade¿, afirmou.

Alicia reconheceu ainda que haverá uma contração do gasto público em algumas economias da região, em meio a maiores pressões inflacionárias, devido à alta nos preços dos alimentos e do petróleo.