Título: Pesquisa amplia a produtividade
Autor: Helena Mader
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/09/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

O crescimento do setor agropecuário do Distrito Federal está apoiado nas políticas do GDF e nas pesquisas tecnológicas desenvolvidas na região. O investimento em ciência e tecnologia impulsionou a produção de grãos, hortaliças e carnes do DF e deu à região uma excelente produtividade, apesar das restrições geográficas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem três centros de pesquisa na capital. O contato com os pesquisadores deu aos setor rural as técnicas necessárias para impulsionar a produção. O centro de informação tecnológica, que coordena estratégias e ações gerenciais, e a Embrapa Cerrado, que gera e difunde tecnologias para a ocupação racional da região, funcionam no DF.

Além desses dois centros, a empresa mantém em Brasília uma unidade de pesquisa na área de hortaliças. Este centro foi instalado na capital no início dos anos 80 por conta da baixa produtividade de hortaliças no DF. Desde então, os números mudaram radicalmente. A região já é auto-suficiente em hortaliças e exporta produtos para outras unidades da federação.

A tecnologia difundida pelos pesquisadores aumentou a produção de hortaliças, que hoje responde por 35% do PIB agrícola do DF. Na opinião de Amauri Buso, diretor da Embrapa Hortaliças, o desenvolvimento do agronegócio no Distrito Federal foi impulsionado pela instalação do centro de pesquisa em Brasília.

Geração de empregos

"O cultivo protegido de pimentões foi desenvolvido aqui na Embrapa e hoje os produtores da cidade já exportam boa parte de sua produção. O trabalho articulado com a Emater é uma das chaves para o sucesso do setor agropecuário no DF", garante Amauri.

O coordenador de agronegócios da Emater, Mário Felipe de Melo, garante que o modelo de produção de hortigranjeiros, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico, traz benefícios sociais e econômicos à cidade. "A produção familiar gera mais de 30 mil empregos. Essa atividade tem uma enorme importância social e tem contribuído para reduzir a dependência do Distrito Federal de produtos de outros estados", explica Melo.

O novo desafio para os produtores da cidade é a criação de agroindústrias para agregar valor à produção agrícola. A Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopadef) investiu em um moinho de trigo. A Cooperativa dos Produtores do Núcleo Rural Taquara procura recursos para criar uma agroindústria de processamento de hortaliças, para valorizar ainda mais a produção local.