Título: Para José Genoino, PT cumpriu sua meta
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Política, p. A-8

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem que o resultado do primeiro turno das eleições de domingo amplia e consolida o partido nos grandes centros, cumprindo a principal meta do PT para essas eleições.

Depois de apurados os votos do primeiro turno, o PT foi a legenda que mais cresceu nas eleições mu

nicipais deste ano. O partido de Luiz Inácio Lula da Silva conquistou 397 prefeituras, representando um crescimento de 111%, na comparado com o pleito de 2000, quando a sigla conseguiu eleger 187 prefeitos. Agora, o PT tornou-se a sigla mais votada no País com mais de 16 milhões de votos, de acordo com o levantamento final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado ontem.

Genoino ressaltou que o partido também cresceu nos pequenos e médios municípios, conforme previa, mas não a ponto de tornar o PT um partido dos grotões. Nos grandes centros, o PT venceu em seis capitais, Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Aracaju (SE), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Palmas (TO), e está na disputa em Porto Velho (RO) e Belém (PA), além de ir para o segundo turno coligado do PPS de Teresa Jucá em Roraima. Ele afirmou também que o PT continua forte no Sudeste, onde reelegeu Fernando Pimentel, em Belo Horizonte, está no segundo turno em São Paulo e em Vitória. "João Coser (candidato em Vitória) começou a campanha em terceiro lugar e acabou em primeiro", comemorou.

Também houve ascensão, segundo o dirigente petista, no número de reeleições. Neste ano, 50% dos prefeitos petistas se reelegeram no País, contra 37% há quatro anos. Questionado sobre o desempenho da legenda no Rio, Genoino afirmou que Jorge Bittar, candidato na capital, fez uma boa campanha. "Ele (Bittar) teve uma boa votação", resumiu.

Alianças no 2turno Genoino ressaltou que o PT foi para o 2 turno em muitas capitais onde o governo do estado ou a prefeitura atual é de oposição. "E temos que lembrar que o governo de São Paulo tem papel direto no município." O presidente do PT citou Belo Horizonte, onde o governador Aécio Neves é do PSDB.

Depois do balanço do desempenho petista no 1 turno, o senador Aloizio Mercadante (SP), almoçou com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer. Segundo Mercadante, o PMDB é um aliado importante do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o que torna natural a conversa de alianças.