Título: Vitória, a vaca clonada dá à luz bezerra Glória
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 05/10/2004, Agribusiness, p. B-12

Vitória, como foi batizada a primeira vaca clonada na América Latina, pariu uma bezerra que receberá o nome de Glória e se encontra em boas condições de saúde, anunciou ontem a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"Essa é uma prova científica de que o clone desenvolvido pela Embrapa é perfeito do ponto de vista reprodutivo", anunciou Rodolfo Rumpf, coordenador das pesquisas de reprodução animal do Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen). Sua mãe é a vaca Vitória, da raça Simental que se tornou o primeiro clone bovino latino-americano, em março de 2001.

O nascimento de Glória quatro meses depois da morte de Vitoriosa, um clone que a Embrapa tinha produzido a partir de Vitória e que foi o primeiro clone de um clone no Brasil. Vitoriosa viveu um pouco mais de três meses e morreu por problemas atribuídos a complicações cardíacas.

Vitória, hoje com três anos e sete meses, foi inseminada em dezembro de 2003, com o sêmen do touro Zehnder da raça Simental de origem alemã e deu a luz à Glória, por parto natural. A bezerrinha nasceu com 38,2 quilos. Rumpf, disse que o nascimento de Glória foi o último e decisivo teste feito com Vitória para provar que é um clone perfeito do ponto de vista científico e de produção. Permitiu avaliar o potencial reprodutivo de Vitória e a sua habilidade materna.