Título: Desvio de recursos
Autor: Campos, Ana Maria ; Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 07/04/2011, Cidades, p. 29

A Operação Megabyte foi deflagrada em 3 de junho de 2008 pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios com o auxílio da Polícia Federal. Ao todo, os policiais cumpriram mandados em sete endereços, entre eles, a casa de Durval Barbosa, ex-presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e ex-secretário de Relações Institucionais do GDF. Também foram alvo de busca e apreensão a loja da então mulher de Durval, no Lago Sul, e a casa de uma ex-mulher, além de empresas de informática que prestam serviço ao GDF.

Foram quase 12 horas de operação. De acordo com o MP, Durval teria participado de um esquema de desvio de recursos da Codeplan. O dinheiro teria sido repassado via Instituto Candango de Solidariedade para duas empresas: a Sapiens e a Patamar.

A maior parte dos recursos teria sido transferida em 2005 para pagar contratos firmados pela Codeplan com dispensas de licitação. Segundo o MP, as informações colhidas indicariam a existência de uma máfia na área de informática, que seria abastecida com recursos públicos. Segundo o MP, Durval foi avisado por Deborah Guerner antes da operação ser deflagrada.